Mercado de GED movimentou RS$ 250 milhões em 2005

0

Diante do crescimento do volume de informações, documentos e conteúdos que circula nas empresas, o GED ? Gestão Eletrônica de Documentos e as tecnologias envolvidas por esse conceito movimentou cerca de RS$ 250 milhões no no passado.

De acordo com especialistas e profissionais do mercado de GED, incluindo-se usuários e fornecedores, há no Brasil aproximadamente 2,5 mil empresas usuárias da tecnologia.

"Muito embora os valores sejam estimados, acredita-se que as soluções de GED podem aumentar a produtividade em até 400%", afirma Antonio Paulo de Andrade e Silva, presidente do Cenadem.

"A razão desses números é que o documento eletrônico, aliado à segurança e aos aspectos probatórios da certificação digital, está se tornando o cerne dos processos de negócios", complementa.

Na recente pesquisa, conduzida pela AIIM ? Association for Information and Image Management (EUA), State of ECM Industry 2006, ficou evidenciado que, mundialmente, 89% dos respondentes acreditam que o gerenciamento de documentos é importante para os objetivos estratégicos de suas empresas.

Essa pesquisa foi realizada em nove países, incluindo o Brasil. No nosso País, a pesquisa foi realizada em conjunto com o Cenadem. No Brasil, 72% dos entrevistados acreditam na importância desse fator. Isso justifica o interesse que o GED e suas tecnologias exercem no mercado mundial.

Mundialmente, a pesquisa teve 1.217 participantes dos seguintes países: Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Holanda, Alemanha, Brasil, Canadá, Bélgica e Luxemburgo. A pesquisa foi on-line, teve 15 perguntas, sendo que algumas questões permitiam mais de uma opção. No Brasil, 567 interessados acessaram a pesquisa, sendo que foram consideradas respostas completas o montante de 250 respondentes.

Os aspectos mais interessantes dessa pesquisa, no Brasil, foram que os projetos de TI que mais interessam entre os próximos 12-18 meses são controle de documentos (66%) e Gestão Documental (64%). Nesse mesmo espaço de tempo, 74% citam a tecnologia do GED como foco dos projetos, seguida por gerenciamento de conteúdo web, com 54%, Workflow e BPM, 53%.

Esses assuntos serão debatidos no 30º Congresso e Feira sobre GED e ECM, que acontece de 12 a 14 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.