Yankee Group prevê crescimento acelerado da 3G na Europa

0

Após um início lento e complicado, os serviços de telefonia móvel de terceira geração (3G) na Europa começam a dar sinais de crescimento. Esta é a constatação a que chegou o Yankee Group por meio de uma pesquisa realizada com as principais operadoras de celular da União Européia.

De acordo com o estudo, a escala dos handsets 3G continua a aumentar e a favorecer a queda de preços de aparelhos e serviços, o que pode tornar a 3G uma alternativa mais atraente para os consumidores.

O relatório do Yankee analisou os resultados das operadoras móveis européias no primeiro semestre de 2005. Entre as companhias avaliadas estavam a Orange, TIM, Optimus, TMN, SFR, Vodafone, Telefonica Moviles e H3G. O relatório também projeta a expansão de clientes das operadoras 3G e detalha o impacto positivo que os serviços de dados estão tendo para o aumento das taxas de adoção de serviços 3G.

Apesar disso, e do fato de muitas operadoras estarem oferecendo promoções para incentivar o uso de serviços 3G, a taxa de penetração na base total de clientes ainda representa menos que 2% ? algumas disseram que os serviços 3G respondem por menos que 1%.

De acordo com o estudo, mesmo com o rollout adequado da rede e com a cobertura de 60% a 80% já conseguida, os clientes permanecem relutantes em abraçar a tecnologia 3G. Isso é atribuído à disponibilidade limitada de handsets e à baixa demanda por serviços vídeo baseados em telefonia, além da relutância de algumas operadoras em incentivar a migração de serviços 2G e 2,5G a 3G.

Mesmo com todos esses obstáculos, o estudo do Yankee detectou que as vendas de handsets 3G têm crescido rapidamente. O instituto de pesquisas estima em 95% o aumento das vendas de telefones 3G, o que tem contribuído para o acirramento da competição também nos serviços de voz na região.

As estatísticas sobre o crescimento de uso encorajam as operadoras a investir mais nos serviços 3G, segundo Declan Lonergan, diretor da Wireless/Mobile Europe. "Embora alguns desses serviços sejam oferecidos como promoções especiais para incentivar a adoção, verifica-se um interesse bastante grande por serviços 3G dos chamados early-adopters, na qual a TV móvel é uma das mais promissoras."

As recomendações do relatório do Yankee para as operadoras é que passem a concentrar o foco nos serviços de TV móvel e usem a redes 3G para incrementar a competitividade no mercado de voz corporativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.