Ministros de Comunicações dos BRICS expandem cooperação na área de TICs

0

Os ministros de Comunicações dos BRICS publicaram um comunicado ressaltando o interesse dos países-membros em expandir a cooperação na área das tecnologias de informação e comunicação (TICs). O documento é resultado da primeira reunião de representantes da área no bloco, que também conta com a participação da Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento acontece na Rússia por iniciativa brasileira e será encerrada nesta sexta-feira (23). Segundo o ministro do Brasil, André Figueiredo, "os países reconhecem que as TICs são ferramentas essenciais para o crescimento e o avanço dos países em desenvolvimento".

Os ministros se comprometeram a criar um grupo de trabalho, que deve se reunir anualmente para debater as possibilidades de cooperação entre os países na área das tecnologias da informação e comunicação, incluindo questões relacionadas à governança da Internet.

Figueiredo afirmou que no mercado de tecnologia surgem imensas oportunidades de desenvolvimento industrial e social, com o consequente impacto positivo na economia. "Mas não podemos esquecer os desafios que essas novas plataformas trazem, em especial no que diz respeito à segurança e à privacidade dos dados", destacou.

Outro ponto de destaque é o estímulo à cooperação internacional para garantir o acesso universal à rede, buscando atender os interesses de governos, empresas e sociedade. O entendimento dos membros é que a internet pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento e para o exercício dos direitos humanos.

"É importante identificar no bloco as complementaridades, sinergias e áreas de interesse entre os membros para ampliar a troca de experiências e conhecimentos entre nossas instituições dos setores públicos e privados", acrescentou o ministro do Brasil, ao valorizar a importância dos BRICS serem independentes e competitivos, principalmente, em software, hardware e infraestrutura.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações do Brasil, Maximiliano Martinhão, que participou do encontro e contribuiu para a elaboração do texto final, ressaltou a importância do evento para fortalecer a parceria entre os países dos BRICS. "Grandes oportunidades podem surgir a partir desta cooperação e do trabalho conjunto no campo das TICs", avaliou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.