CGI, Anatel e teles firmam acordo para reduzir número de spams

0

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), o SindiTelebrasil e a Anatel assinaram um termo de cooperação com o objetivo de diminuir o número de spams enviados de computadores brasileiros e fazer o Brasil deixar de ser um dos maiores países em envio de spams. Para tanto, será implantado o bloqueio da chamada Porta 25, que é uma das saídas de e-mail por onde trafega a maioria desses spams, que vão diretamente para o destinatário sem a exigência de autenticação pelo servidor. A medida já vem sendo adotada há algum tempo por provedores de acesso.

A expectativa do SindiTelebrasil com esse trabalho é reduzir, em um ano, o tráfego de spams em até 90% e, adicionalmente, melhorar a imagem do Brasil, apontado como uma das maiores fontes de spam do mundo. Segundo levantamento do CGI.br, o Brasil foi o quarto no ranking mundial dos países que mais enviaram spams no período de janeiro a março de 2011, com 6,4% do total mundial.

Ainda de acordo com o Comitê, mais de 90% dos spams são destinados a redes de outros países. Neste caso, o bloqueio deverá também contribuir para desafogar a infraestrutura brasileira de banda larga, impedindo que mensagens indesejadas consumam banda destinada ao usuário. Segundo levantamento do CGI.br, para cada spam consome-se duas vezes a banda internacional, para entrada no Brasil e volta ao exterior.

Além de gerar uma economia de banda, a medida evita também aumento dos custos operacionais, como, por exemplo, os gastos com equipamentos de proteção. O acordo permitirá ainda uma melhora para o consumidor final tanto no uso de recursos do computador quanto nas condições de utilização da rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.