Brasil é o país da AL com melhores condições para o e-commerce, diz estudo

0

O Brasil é apontado como o país da América Latina que oferece as melhores condições para o desenvolvimento do comércio eletrônico, de acordo com o índice e-Readiness, da AméricaEconomia Intelligence, que realizou um estudo sobre o mercado da região por encomenda da administradora de cartões Visa. O levantamento, que teve como base o período de 2009 a 2011, procurou analisar as transações de e-commerce, a infraestrutura tecnológica, penetração do sistema bancário, adoção de tecnologias por parte dos consumidores e as ofertas locais.

O valor de referência de e-Readiness é 1, que corresponde ao índice da Espanha registrado no estudo de 2009 — o país passou para 1,65 em 2011. No caso dos Estados Unidos, o índice cresceu de 2,25 para 4,15 nos últimos dois anos, principalmente por conta da alta penetração da banda larga, que passou de 14% a 60%, e de um sistema e-commerce móvel mais eficiente. Os dois países são referência na medição do e-Readiness. Os únicos países latino-americanos que ultrapassam o ponto de referência, se igualando ou superando a Espanha em 2009, foram o Brasil, com 1,35, Chile, com 1,15, e Porto Rico, 1,20.

Com índice mais alto entre os países da América Latina, o Brasil registrou 31% de crescimento no ano passado em relação a 2009 e taxa superior a 3% ao alcançado há dois anos pela Espanha. O que definiu a alta pontuação brasileira foi principalmente o tamanho da população e o crescimento econômico. Apesar desse avanço, a pesquisa destaca que a proporção de internautas brasileiros é de 43%, bem abaixo da Espanha, onde 67,3% da população tem acesso à internet, e de outros países latino-americanos, como a Argentina (67,4%), Uruguai (55,1%), Colômbia (47,3%) e Porto Rico (47%).

Em relação à infraestrutura, o relatório aponta que o Brasil também precisa evoluir, já que possui apenas 84,6 conexões de banda larga por mil habitantes, abaixo da média regional, que é 87,5. A introdução das variáveis logísticas na pesquisa favoreceu a pontuação do país, que tem uma boa rede de companhias atuantes no setor.

Outros países da América Latina também apresentaram índice elevado, como o Equador, que cresceu 58% no ano passado em relação a 2009, a Argentina, com alta de 51% e o Uruguai, com taxa de crescimento de 49%, na mesma base de comparação. O ritmo de crescimento da região como um todo foi marcado, principalmente, pela adoção tecnológica, que teve expansão de 113% entre 2009 e 2011. Esse fenômeno resulta em um crescimento regional de 30% na comparação com 2009, com índice atual de 0,80.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.