Sare Drogarias lança versão de site para celulares

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Em menos de um mês de operação, a Sare Drogarias, loja online de venda de medicamentos e produtos de saúde, já colhe os frutos da versão móvel do seu site. Segundo o gerente de marketing, Gustavo de Amorim, antes os clientes eram obrigados a consultar produtos pelo celular e concretizar a compra pelo computador, o que gerava desconforto. "A usabilidade de um website visitado através de um computador não é mesma por um celular", avalia Amorim, referindo-se às dificuldades de leitura do conteúdo do website e a localização dos botões de ação.

A baixa usabilidade do modelo ocasionava, segundo o gestor, uma taxa de conversão – relação entre o número de transações realizadas pelo número de visitas – também reduzida. "Quando um usuário encontra dificuldade em comprar por um website, ele geralmente abandona a compra", explica.

Além desse motivador, Amorim revela que a rede de drogarias havia identificado aumento no número de visitas feitas por meio de dispositivos móveis. Segundo o Google Analytics da Sare Drogarias, apenas em setembro de 2012, foram registrados 25.519 visitantes — 8352 utilizando iPhone e 7318 por iPad. "Concluímos que a versão do site própria para celulares e de fácil acesso aumentaria a taxa de conversão", resume.

Estratégia

Outra constatação da Sare Drogarias: um número considerável de websites estrangeiros já estava aderindo à estratégia de layout específico para celulares. Esses grandes websites estrangeiros do setor de saúde foram, segundo Amorim, fontes inspiradoras para a iniciativa mobile da companhia. "Com o auxílio de três profissionais de web, aplicamos testes de usabilidade, com avaliações heurísticas, usando iPhones, e constatamos que o layout desenvolvido em linha reta, com letras consideravelmente grandes, como pode ser notado na versão atual para celulares, facilita a leitura do conteúdo e, consequentemente, está em linha com o nosso principal objetivo, que é o aumento das vendas.

O teste de usabilidade foi aplicado em cinco funcionários da própria Sare Drogarias. "Pedimos que através do celular acessassem o website para computadores e depois a nova versão para celulares e comprassem algum produto", explica. Segundo ele, todos obtiveram maior facilidade e agilidade utilizando a versão do site específica para celulares.

Após o resultado do teste de usabilidade, portanto, a empresa decidiu programar o layout específico para celulares, já que desse modo seria possível uma "navegação mais rápida e intuitiva, e que posteriormente tenderia a resultar na conversão de usuários em clientes", argumenta Amorim. Desenvolvida "inteiramente" pela equipe de web da Sare Drogarias, a implantação aconteceu em duas semanas.

Resultados

A nova versão do site está disponível para smartphone, android e iPhone. A compra pode ser efetivada via cartão de débito, crédito, ou boleto bancário. A versão para celulares é recente, a tecnologia entrou em funcionamento no dia 26 de outubro de 2012.  Por conta disso, Amorim diz que ainda não obtiveram parte dos resultados que buscavam. No entanto, ele salienta que "até o momento não registramos dados negativos no que se refere à implantação do layout para dispositivos móveis", relata.

Ao contrário, dentro do período de 15 dias — comparado ao mês anterior, antes da implementação da versão para celulares —, "detectamos, através de dados do Google Analytics, um aumento de 71,16% na taxa de conversão de usuários que acessaram o site através de dispositivos móveis, incluindo iPads (de 0,16% para 0,27%)", conta Amorim. Para ele, os testes de usabilidade da interface com avaliação heurística foram o principal diferencial do projeto. O objetivo, agora, é alcançar uma taxa de conversão de, no mínimo, 0,40%.

Sem revelar o investimento realizado no projeto, o profissional afirma que a concepção está inclusa no orçamento de pagamento aos funcionários. "Foram dedicadas 88 horas de programação, desenvolvimento do projeto", explica Amorim. O retorno sobre o investimento já está endereçada. "Esperamos um retorno (do investimento) de acordo com o aumento de tráfego através de dispositivos móveis", explica.

Segundo ele, há ainda outros resultados positivos colhidos com implantação que podem contribuir com o sucesso do projeto, como "uma boa otimização para os motores de busca (SEO), principalmente para o Google". E o profissional ainda explica que "é necessário usar como target palavras chaves que os usuários possam procurar pelo celular, que podem não ser as mesmas utilizadas em busca realizada em um desktop."

Para o futuro da empresa, Amorim diz que a equipe está empenhada na implantação de um sistema de Business Inteligence. "A implantação do sistema de B.I ajuda na captação de informações contidas no DB da Sare", afirma, acrescentando que tais informações serão úteis para melhorar cada vez mais a satisfação dos clientes da empresa.

1 COMENTÁRIO

  1. Moro em Belo Horizonte MG.Quero saber comocomprar atraves da Sare, verificar preços dos remédios e remessa para BH se não fica onerosa.Os remédios estão caríssimos aqui.Agradeço muito pela atenção que me for dispensada.

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