Crescimento de celulares deve ficar no mesmo nível de 2006

0

Mantido o quadro atual de operadoras, o Brasil de terminar 2007 com 111 milhões a 114 milhões de celulares. A projeção é do site Teleco, especializado em estudos e pesquisas sobre o setor de telecomunicações. De acordo com o site, as adições líquidas neste ano devem ficar entre 11 milhões e 14 milhões de celulares, um cenário de crescimento próximo ao de 2006.

O estudo avalia, no entanto, que o lançamento de novos modelos de aparelhos marcará a fase de maturidade do mercado, na qual o crescimento baseado no churn (rotatividade da base de clientes) se verificará em participação de mercado e compartilhamento de receita. Portanto, o Teleco prevê que os programas de fidelização de clientes das operadoras passarão a ganhar mais intensidade.

O Teleco diz que esse cenário pode ser afetado principalmente pelo comportamento da Vivo, TIM e da Claro. A vantagem da Vivo em relação à TIM caiu de 6,2 milhões de celulares em junho para 3,6 milhões em dezembro do ano passado. Mantidas essas condições, a TIM ultrapassaria a Vivo no fim deste semestre. A Vivo pode, no entanto, virar o jogo com a entrada em operação de sua rede GSM e a expansão de suas operações para Minas Gerais e a região Nordeste.

O impasse em relação à venda da TIM, segundo o estudo, provocou uma redução do ritmo de crescimento da operadora no quarto trimestre de 2006. Mas o Teleco ressalta que pode haver uma redução na projeção de crescimento para este ano caso a operadora italiana venha a ser vendida para a Claro, o que provocaria uma consolidação do mercado.

Segundo o estudo, a agressividade mercadológica da Claro, baseada numa estabilidade tecnológica e institucional, certamente será o fator diferencial neste ano, impactando fortemente no crescimento da base de celulares brasileira. A empresa vem demonstrando vontade de ganhar participação de mercado à medida que evolui na questão organizacional. Para o Teleco, o provável lançamento da 3G também poderá animar o mercado, mudando a inclinação da curva de crescimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.