Sebrae reforçará apoio à inovação nos pequenos negócios

0

O ano de 2007 pode representar um marco para a inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas. Dois temas devem imprimir maior competitividade ao segmento. O primeiro é a regulamentação do capítulo de inovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e o outro trata das oportunidades que surgirão com o Programa de Subvenção Econômica, lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em agosto do ano passado.

A avaliação é do gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Paulo Alvim, para quem o capítulo da Lei Geral sobre inovação e os recursos do Programa de Subvenção Econômica darão mais fôlego aos empreendimentos de pequeno porte. "O capítulo da Lei Geral sobre inovação facilitará a interação entre as instituições tecnológicas e as pequenas empresas e isso pode se traduzir em mais recursos para o segmento", diz.

O gerente explica que o Programa de Subvenção Econômica prevê o repasse direto de recursos para as empresas, e contempla micro e pequenas empresas com recursos de R$ 150 milhões. "É um momento importante porque os recursos poderão ser empregados diretamente nas empresas, agilizando todo o processo de inovação. É um passo importante para levar a inovação tecnológica às micro e pequenas empresas", assinala.

Segundo ele, o Sebrae já se prepara para apoiar micro e pequenas empresas interessadas em pleitear recursos do Programa de Subvenção Econômica do MCT. "Junto com a regulamentação do capítulo de inovação da Lei Geral, esse será um dos grandes desafios para as unidades que trabalham com o acesso à tecnologia nas 27 unidades do sistema Sebrae", aponta.

Paralelamente a essas duas questões, Alvim destaca que as iniciativas de inovação que o Sebrae tem coordenado nos últimos dois anos serão reforçadas. Uma das ações é dar continuidade às chamadas públicas lançadas em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) nos anos de 2005 e 2006. Nos dois últimos anos, Sebrae e Finep colocaram quase R$ 70 milhões à disposição das pequenas empresas, por meio de chamadas públicas na forma de editais para inovação tecnológica. "O objetivo é reforçar a parceria com a Finep e lançar novos editais para promover a inovação nas micro e pequenas empresas em de 2007", informa.

Outra estratégia já em curso e que será reforçada é a de promover a certificação de qualidade em produtos feitos por micro e pequenas empresas. Esse trabalho envolve parcerias estratégicas, tanto com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) quanto com as instituições certificadoras e entidades representativas dos setores empresariais envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.