Mercado de servidores registra queda de receita e volume em 2009

0

O mercado mundial de servidores recuou 16,6% em 2009 em número de unidades vendidas e 18,3 em receita, de acordo com dados do Gartner. A queda nas vendas no último trimestre do ano passado foi um dos principais fatores que levaram ao declínio no ano. Embora o volume de unidades comercializadas no trimestre tenha registrado alta de 4,5%, totalizando 2,23 milhões de servidores embarcados, a receita do setor caiu 3,2%, totalizando US$ 12,6 bilhões.
Desempenhos tão dispares, segundo a consultoria, revela que, no geral, as fabricantes optaram por adotar como estratégia reduzir as margens para elevar o número de servidores vendidos. Na América Latina, diz o Gartner, a receita do segmento avançou 22,1% no período.
No último trimestre, a IBM manteve a liderança no setor em receita, com 32,7% de participação de mercado, percentual, porém, inferior aos 33,7% registrados em igual período de 2008. Em seguida veio a HP, cuja representatividade saltou de 30,2% para 31,3%, acompanhada pela Dell, que fechou o período com market share de 12,8%, ante 10,8% um ano antes. Na quarta e na quinta posições ficaram a Sun Microsystems e a Fujitsu, com participação de mercado de 7,6% e 4,5%, respectivamente.
Quando analisado o número de unidades vendidas o quadro se inverte com a HP assumindo a liderança, com 32,1% de participação, à frente da Dell, com 21,7%, e IBM, com 14,3%. A Fujitsu ultrapassou a Sun e respondeu por 3% dos servidores vendidos no quarto trimestre de 2009, enquanto que a Sun fechou o período com quota de mercado de 2,8%.
Para este ano, o Gartner estima que o mercado terá crescimento de um dígito em unidades vendidas e pequeno crescimento em receita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.