Secretário diz que governo não usará Eletronet para PNBL

0

Para colocar em prática o Programa Nacional de Banda Larga o governo não utilizará rede de fibra ótica da Eletronet. Pelo menos é o que alega o secretário de Logística do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. Segundo ele, a estrutura a ser utilizada no plano para universalizar a banda larga no país será toda da Eletrobrás.
Santanna assegurou que o plano não envolve nenhuma relação econômica com a empresa que pediu autofalência em 2003. "O meio que o governo vai utilizar não passa por acordo com a Eletronet. A Eletronet é uma massa falida que continua lá, gerida pelo síndico. O que o governo federal pode, eventualmente, é lançar mão das redes de fibra ótica que estão de posse do sistema Eletrobrás. Não tem nenhuma relação econômica com a Eletronet", afirmou.
De acordo com Santanna, as fibras são de propriedade da Eletrobrás e a "Eletronet está usando enquanto se discute a falência dela". Dessa forma, argumenta Santanna, não há nenhum prejuízo e também nenhum uso de qualquer ativo que pertença à falida Eletronet.
O secretário afirmou ainda que não há possibilidade de os detentores de ações da Eletronet serem beneficiados ou prejudicados pelo plano. "O sócio é hoje sócio de uma dívida ou dos direitos que podem provir dessa massa falida. A Eletronet não deixou de operar e nem vai deixar, e a massa falida vai ter que dar destino a isso, vendendo os ativos e pagando os credores na medida das receitas que ela obtiver da empresa", disse Santanna, referindo-se a Nelson dos Santos, dono da Star Overseas Ventures, sócio do governo na Eletronet.
O governo pretende com a utilização da rede de fibra ótica cobrir 60% do território nacional, onde está 90% da população do país. O governo também já decidiu que usará a Telebrás como empresa estatal que vai gerir o sistema. Santanna não quis falar sobre o custo do investimento, mas disse que a parte mais cara, que seria a implantação da rede de fibra ótica já está pronta.
"É um investimento que já foi feito, que é a estrutura de fibra ótica. Seria um desperdício não utilizá-la. É só iluminá-las [utliza-las para transmissão de dados]. O que o governo terá é um ganho marginal de um investimento que já foi feito", concluiu. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.