Santa Catarina implanta rede de telemedicina

0

Em Santa Catarina, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde promete tornar mais rápido o atendimento médico à população na rede pública de saúde. Trata-se da montagem da Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM), uma infra-estrutura de distribuição digital de serviços de diagnóstico, que possibilitará, através de uma única plataforma online, a aquisição de dados ou imagens de exames médicos, o envio de resultados e a solicitação de internações, entre outros procedimentos.

Resultado de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através de seu Laboratório de Telemedicina, e com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), o projeto está sendo utilizado como referência para a formulação de um modelo tecnológico a ser implantado na saúde pública de outros Estados.

Esse trabalho será executado pela UFSC e Secretaria da Saúde de Santa Catarina, em conjunto com o Ministério da Saúde e o Datasus. Entretanto, outras instituições representativas do setor serão convidadas a participar, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa), o Conselho Federal Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

O objetivo é desenvolver uma norma para as tecnologias de Telemedicina Assistencial que venha a ser disponibilizada em todo o país através do Ministério da Saúde e do Datasus, revelou o professor da UFSC e coordenador do projeto, Aldo von Wangenheim.

A formulação desse modelo abre caminho para a estruturação do Sistema Brasileiro de Telemedicina, cujo projeto será apresentado durante o Workshop da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que acontece hoje e amanhã, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.