Apesar de otimistas, empresas estão lentas na adoção de Analytics na nuvem, diz pesquisa

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Oitenta e três porcento (83%) das maiores empresas do mundo concordam que a nuvem é o melhor local para rodar suas análises de dados, de acordo com uma nova pesquisa da Vanson Bourne, encomendada pela Teradata. Segundo o estudo, até 2023, a maioria das organizações deseja executar todas as suas análises de dados na nuvem, mas 91% afirmam que isso deveria acontecer em um ritmo mais acelerado.

Onde está a lacuna, então? De acordo com a pesquisa, algumas das maiores barreiras para mover a análise de dados para a nuvem são segurança (50%), tecnologia disponível imatura e de baixo desempenho (49%), conformidade regulatória (35%) e falta de confiança (32%). Outras preocupações concentram-se na integração de tecnologia e qualificação: 30% estão lutando para conectar sistemas legados com aplicativos em nuvem, enquanto 29% dos entrevistados citaram a falta de habilidade interna dos colaboradores como uma barreira.

A pesquisa, intitulada "The State of Analytics in the Cloud" (O estado da análise de dados na nuvem), entrevistou líderes de tecnologia de ponta em 700 grandes organizações globais, com receita anual global média de US$ 9,73 bilhões (19% com receita variando entre US$ 50 bilhões).

"Os resultados são claros: o mercado está caminhando para analytics na nuvem, mas muitos dos atuais mecanismos analíticos em cloud não têm o poder ou a velocidade para lidar com cargas de trabalho em grande escala empresarial", disse Martyn Etherington, diretor de marketing da Teradata. "Na verdade, a lacuna de desempenho para análise de dados em escala na nuvem fica ainda maior para as maiores empresas. Segundo a pesquisa, 63% das empresas com receita acima de US$ 10 bilhões veem a tecnologia disponível imatura e de baixo desempenho como uma barreira importante, em comparação com 41% das empresas com receita de US$ 250 a US$ 500 milhões. Esse é justamente o diferencial da Teradata, que possui ambientes analíticos diferenciados em nuvem, capazes de lidar com centenas de terabytes e milhares de usuários executando milhões de consultas por dia."

A pesquisa constatou que as grandes organizações estão amadurecendo no que diz respeito ao uso do analytics, com uma em cada três empresas usando machine learning para alimentar a inteligência artificial (IA). Essas empresas também têm experiência no uso da nuvem, com um terço adotando atualmente a nuvem pública em toda a organização. Infelizmente, a combinação – mudar para o uso e a análise na nuvem – está ocorrendo em um ritmo mais lento do que outros aplicativos de negócios e cargas de trabalho.

Detalhes da pesquisa

Os entrevistados usam BI, data diecovery e data mining, e estão se movendo rapidamente para análises avançadas, como a inteligência artificial suportada por machine learning, independentemente do tipo de implantação.

Um em cada três entrevistados está usando machine learning para potencializar a inteligência artificial hoje. Esse número salta para 68% dos entrevistados quando se incluem as empresas que planejam adotar tecnologias de IA nos próximos 12 meses.

Quase metade está fazendo visualização de dados e data mining atualmente, e esse número aumenta para cerca de três quartos dos entrevistados ao incluir as empresas que adotarão essas tecnologias nos próximos 12 meses.

A análise de dados voltada para o cliente é a principal prioridade, com 81% das empresas já usando ou planejando usar analytics para atendimento ao cliente no próximo ano. Além disso, as empresas já estão usando ou planejando usar, nos próximos 12 meses, análises de dados para uso em marketing (77%) e vendas (76%).

Quando se trata de implantação, as organizações pesquisadas são otimistas com o uso da nuvem, mas preocupadas com o ritmo lento da adoção de analytics em cloud.

As empresas já estão migrando para a nuvem em outras áreas, com 35% atualmente adotando nuvem pública em toda a organização e 39% adotando atualmente a nuvem pública em algumas áreas da organização.

As organizações estão satisfeitas com sua experiência com a nuvem pública e 92% acham que são um pouco ou muito bem-sucedidas com esse uso.

83% concordam que a nuvem pública é o melhor local para executar análises de dados; apenas 16% discordam. Mas 70% concordam que o analytics está migrando para a nuvem em um ritmo mais lento do que outras aplicações de negócios e cargas de trabalho, e 91% dizem que a análise de dados deve ser transferida para a nuvem pública mais rapidamente.

As barreiras para mover a análise para a nuvem nas organizações incluem: Segurança (50%), desempenho insuficiente / imaturo (49%), regulamentação (35%), falta de confiança (32%), conexão de sistemas legados com aplicativos na nuvem (30%), falta de habilidades internas (29%), priorização de outros aplicativos (24%), prioridade de negócios insuficiente (23%) e SLAs padronizados que não se ajustam ao negócio (14%).

63% das empresas com faturamento acima de US$ 10 bilhões veem a tecnologia disponível imatura e de baixo desempenho como uma barreira, em comparação com 41% das empresas com receita entre US$ 250 e US $ 500 milhões.

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