Implantando o Social Big Data

0

Não é de hoje que sabemos que o objetivo maior das empresas é de atrair a atenção do consumidor a todo custo para gerar vendas e conversões imediatas.  Também sabemos que a propaganda tradicional, seja ela online ou off-line, já não atrai mais ao novo consumidor, que se tornou muito mais seletivo e dotado de fontes inesgotáveis de informação. Com essa realidade tão clara e conhecida, acompanhamos ainda empresas focando seus esforços em resultados comerciais na atuação nas redes sociais, utilizando esse rico canal de relacionamento para divulgar seus produtos e serviços ao invés de relacionar-se propriamente.
Mas empresas realmente inovadoras estão percebendo uma frente muito mais eficiente, que visa captar os dados públicos, cruzar as informações sociais e uni-las com todo conhecimento existente nos sistemas de CRM, munindo assim as equipes de atendimento e de marketing  com conhecimento do perfil dos clientes, podendo assim relacionar-se de forma personalizada.
Imaginemos este cenário ilustrando um caso real e corriqueiro, como exemplo uma reclamação nas redes sociais. A pessoa utiliza a fan page da empresa no Facebook para reclamar dos serviços prestados ou de um produto, comunicando a ocorrência não só para a empresa como para boa parte de sua base de consumidores. Esse cliente, não raro, traz em seu perfil pessoal  ricas informações como suas preferências, família, grau de instrução e escolaridade. Sistemas de cruzamento de dados podem valer-se dessas informações para encontrar essa pessoa dentro do sistema interno de CRM automaticamente e assim recuperar  todo histórico de consumo e de relacionamento já conquistado, podendo muitas vezes detectar imediatamente a causa e periodicidade desse descontentamento. Com base nessas informações o atendimento passa a ser uma continuidade do relacionamento já estabelecido, muito mais denso e baseado em fatos e ainda no conhecimento do perfil daquela pessoa.
Pensando ainda no objetivo de vendas imediato, que é o estado atual da maioria das empresas, todo esse conhecimento gerado pelo Social Big Data vale muito para a segmentação e antecipação de tendências de mercado.  De posse dos relacionamentos e conversões já realizadas e dos dados públicos dos perfis sociais dos clientes, ações como a personalização do conteúdo e das ofertas nas redes sociais se tornam realidade. Isso significa uma menor dispersão de recursos oferecendo o produto, serviço ou comunicação certeiro e adequado ao perfil do consumidor, aumentando assim em muito as chances de vendas e diminuindo a dispersão. A página de uma joalheria pode ter todo conteúdo baseado no perfil social da esposa do cliente, uma página que vende brinquedos ser  adequada à idade dos filhos ou uma página de artigos esportivos oferecer a camisa ou produtos ligados ao time de futebol do visitante. As ações podem transcender o online, gerando, por exemplo, campanhas de e-mail marketing ou de marketing direto segmentadas para cada cliente ou grupos de clientes.
É a tecnologia potencializando o relacionamento com os clientes  e gerando surpreendentes  resultados, pois uma oferta personalizada e segmentada é a base para o sucesso de qualquer campanha de vendas ou promoção.
Os meios tecnológicos para realizar todos esses cruzamentos de dados  dos sistemas de CRM e ERP das empresas com os perfis nas redes sociais de seus clientes são objetivos tangíveis e próximos,  utilizando as técnicas e ferramentas adequadas. Cada caso deve ser estudado de forma independente, porém é certo que as grandes fortunas investidas em mídia tradicional tendem a ser direcionadas gradualmente para ações mais profundas através da segmentação da comunicação. Cabe às empresas mais inovadoras chegarem à frente e valorizarem o fato:  vale mais investir no relacionamento e no conhecimento do perfil de seus clientes do que despender recursos, pois as empresas que fizerem primeiro e com maestria obterão uma enorme vantagem competitiva frente a concorrência.

Daniel Mendes (daniel at fluida.com.br) é estudioso de mídias sociais, arquiteto da informação e gerente de projetos de mobile, internet e portais corporativos. CEO do Socialise, plataforma brasileira de Social CRM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.