O desafio da consolidação de identidades digitais

0

Quando o assunto é gerenciamento de identidades, o primeiro problema que vem à tona é sempre a excessiva quantidade de senhas de acesso que os usuários são submetidos. E isso significa que o time de TI, que já administra uma imensa quantidade de sistemas e diretórios de acesso, ainda tem que lidar com várias identidades para cada usuário. Uma para o Active Directory, outra para o SAP, outra para o Siebel e assim por diante.
O caminho para a consolidação de identidades não é fácil. Primeiro porque os ambientes são cada vez mais heterogêneos com infinitos servidores operacionais, bancos de dados e aplicações. Segundo porque os acessos podem partir de várias fontes diferentes tais como workstations, web e dispositivos móveis.
Como então prover um ponto de acesso único, disponível para todo o tipo de clientes, e ainda centralizar informações sobre identidades com mínima duplicação de dados já que cada sistema possui seu próprio diretório responsável pelas informações de autenticação dos usuários? As principais abordagens possíveis para a consolidação de dados de identidades digitais:
1. Sincronização de senhas
Consiste em sincronizar as senhas entre todos os sistemas, partindo de uma fonte autoritativa central – normalmente o sistema de RH, ERP ou o Active Directory. Essa abordagem tem sido cada vez menos utilizada, pois na prática não elimina a duplicidade dos dados de identidades e tampouco melhora segurança. Os usuários continuam tendo os seus perfis de forma isolada nos sistemas e perfis com administração descentralizada, ou seja, o papel do administrador ainda é necessário para criar, alterar e excluir informações do usuário. Em termos de segurança, ganha-se com a possível imposição de padrões mais avançados de complexidade de senhas mesmo para sistemas que não exigem de forma nativa, mas perde-se com a possibilidade de acesso a todo tipo de sistema com uma única senha. Resumindo: Se alguém mal-intencionado tem acesso à senha pode acessar todos os recursos computacionais relacionados a identidade alheia.
2. Centralização das informações de acesso (Enterprise Single Sign-On)
Nessa abordagem, é possível "ensinar" um agente digital (watcher) para que esse faça o login de forma automática nos sistemas. As informações ficam em um repositório, e a administração e feita de forma centralizada, ou seja, o administrador a identidade consegue controlar acessos a todo o tipo de sistema da empresa. Quando um usuário acessa um sistema qualquer, o login é feito baseado em uma senha armazenada no repositório central, atendendo a níveis de complexidade definidos pelos administradores. Níveis esses que podem se sobrepor aos níveis das aplicações. Opcionalmente, pode ser ocultar essa senha do usuário final já que a única coisa que ele precisa para fazer o acesso é a senha principal da identidade. A segurança não fica comprometida pois não é utilizado o processo de sincronização de senhas. Cada sistema pode ter uma senha diferente, que inclusive é gerenciada pela própria solução de Single Sign-On, responsável por trocá-la periodicamente. Vale lembrar que os perfis continuam existindo nos sistemas acessados. Então ainda ocorre a duplicidade de informações de usuários e a necessidade de administrações especializada para liberar acessos nesses sistemas.
3. Consolidação de diretórios
O melhor dos mundos! Com a consolidação de diretórios é possível utilizar um único meta-diretório, com a centralização de todas as informações de acesso do usuário, e ainda utilizar uma mesma porta de entrada para os logins. Na prática, usuários do Unix, SAP, Oracle e vários outros ambientes podem ser logar em seus sistemas, ou melhor, entrar de forma automática uma vez que tenham se logado no Windows. Isso de forma totalmente transparente e segura através de canais criptografados de comunicação. Os usuários passam a ser administrados pela solução de gerenciamento de identidade e não mais pelo administrador do sistema, que fica com tempo livre para tarefas e projetos mais nobres. O papel do "root" ou do "sysdba" pode deixar de existir. O usuário passa a acessar o sistema com o seu próprio login de rede, recebendo os privilégios necessários de acordo com o seu papel organizacional gerenciado pela solução de gerenciamento de identidades e não mais pelo sistema acessado. True Single Sign-On!
Como nem tudo é fácil, a consolidação de diretórios não é possível para sistemas baseados em alguns tipos de tecnologia. Sistemas baseados em tecnologias mais antigas não podem ter seus diretórios consolidados por limitações óbvias. Nesses casos, para uma solução completa é necessário combinar soluções de consolidação de diretórios com soluções de Single Sign-On. Felizmente, no mundo SAP a consolidação de diretórios é totalmente possível.
Portanto, deixe de tratar o SAP como um ambiente isolado, tornando-o parte de sua infraestrutura e ainda garantindo sua segurança e características exclusivas. Dê aos usuários a possibilidade de auto-atendimento para requisição de contas e acessos. Reduza o número de contas independentes que sua equipe de TI tem que manter.
*Eduardo Santi é consultor estratégico de sistemas da Quest Software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.