Crescem fraudes pela internet através do orkut e MSN

0

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet, acaba de divulgar as estatísticas do segundo trimestre sobre incidentes ocorridos na internet relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários.

No período, chamou a atenção o aumento no número de tentativa de fraudes financeiras através de mensagens e recados enviados a comunidades e usuários de sites de relacionamento como, por exemplo, o orkut, e via programas de troca instantânea de mensagens, como o MSN.

Segundo o levantamento, entre os meses de abril e junho as notificações associadas a fraudes se mantiveram estáveis, apresentando uma ligeira queda de 9,6% em relação trimestre anterior, passando de 12.099 para 10.939. Entretanto, em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando somava 7.942, houve um aumento de 38%, interrompendo a tendência de forte crescimento que vinha sendo observada nos últimos trimestres.

De acordo com o CERT.br, a estabilidade se deve provavelmente ao recente esforço de sites de hospedagem gratuita de páginas web em remover de seus servidores programas maliciosos utilizados nessas fraudes. Do total de tentativas de fraudes relatadas, cerca de 98% são relativas a fraudes financeiras, e o restante são referentes a problemas de propriedade intelectual.

No trimestre, o número de notificações referentes a worms (programas capazes de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmos de computador para computador) superou o total de fraudes, representando 59% dos incidentes. Para o CERT.br, o crescimento se deve principalmente ao aumento do número de instituições que relataram esse tipo de incidente. Os scans (varreduras) continuam em terceiro lugar, com 18% do total de notificações de ataques. Mas o centro de estudos constatou que se continua observando uma grande concentração na porta 22/TCP, associada a tentativas de login via força bruta utilizando ataques de dicionários.

Durante o trimestre, verificou-se também um aumento no número total de notificações de incidente de segurança no país, que passou de 28.133 para 49.800.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.