Hospital Alemão Oswaldo Cruz ganha alta disponibilidade como novos projetos de infraestrutura

0

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos mais conceituados centros hospitalares da América Latina, contratou a Dimension Data para três projetos de TIC: modernização do data center, dos sistemas de telefonia e rede wireless.

Com 4 mil colaboradores e mais de 3.700 médicos ativos, o hospital tem uma alta demanda por serviços de saúde, e suas operações precisam estar sempre disponíveis. Qualquer instabilidade em sistemas pode impedir a comunicação entre pacientes, colaboradores e médicos.

O projeto de telefonia tinha como objetivo trazer maior estabilidade no ambiente e aumentar a disponibilidade dos serviços, por meio de equipamentos de última geração. Ele contemplou todas as unidades do hospital – Complexo Hospitalar, Unidade Campo Belo, Unidade de Sustentabilidade Mooca e Centro de Obesidade e Diabetes.

Até o momento, foram instalados 1.500 aparelhos da Cisco, entre dispositivos sem fio, telefones convencionais, modelos com câmera para a gerência, entre outros.

Para suportar essa modernização, a Dimension Data migrou os servidores físicos do hospital para uma infraestrutura virtual, baseada na linha de servidores de Blade UCS da Cisco. Associada à capacidade de "stateless computing", ela contribuiu para a criação de um plano eficaz de recuperação de desastres. O objetivo principal era fazer com que o segundo data center (DR) suportasse as operações em um momento de crise do data center principal.

Depois do mapeamento de todos os serviços que rodavam no data center de produção e da montagem da arquitetura mais adequada no data center secundário, o resultado foi um ambiente quase 100% virtualizado, uma estrutura mais enxuta com a eliminação de dois racks de servidores físicos, gerando economia de espaço, de energia e de uso de ar condicionado, e o principal: disponibilidade contínua das operações. Além disso, a TI do hospital ganhou um melhor monitoramento do ambiente, com mais visibilidade e controle.

Por fim, o Hospital precisava criar toda a estrutura de rede da nova Unidade Referenciada Vergueiro, prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2017. A rede deveria estar ligada à matriz, onde os data centers estão localizados, e era preciso otimizar recursos para essa expansão, garantindo desempenho.

Os desafios e dificuldades aumentam quando a necessidade de extensão da rede wireless torna-se uma demanda do negócio. Com base nesses requisitos, o projeto foi adequado com o uso da linha de switches de alta performance e disponibilidade de resiliência da Cisco, o Nexus 9000 series. Tudo isso para que o usuário tenha a mesma experiência de rede de alta qualidade que já é oferecida na matriz.

A Dimension Data também instalou uma rede wireless corporativa e uma rede aberta para os pacientes e visitantes. Ambas são interoperáveis com as redes da matriz, o que significa que os funcionários e pacientes se conectam automaticamente nos dois locais. Além disso, a alta disponibilidade foi um requisito conquistado, o que significa que se houver uma falha na rede da nova unidade, a matriz consegue assumir sua demanda também.

Um diferencial importante para o hospital foi o recurso social media login, que permite aos usuários se registrarem e acessarem a internet utilizando as credenciais de seus perfis de rede social. Para atender a todos os requisitos de conectividade e acesso do projeto de Wi-Fi, foi usada a solução wireless da Cisco baseada em controladoras e access points de ultima geração, além do uso do Cisco CMX (Connected Mobile Experiences) para a integração com as redes sociais.

Após a implementação dos projetos, a Dimension Data também assumiu o monitoramento da infraestrutura de rede e da operação crítica do hospital, com serviços de suporte a esses ambientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.