Nova norma da ABNT amplia requisitos de segurança de informação

0

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou nesta quarta-feira, 24, na sede Serasa, em São Paulo, a ABNT NBR ISO/IEC 17799:2005 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – código de prática para a gestão da segurança da informação, que atualiza e incorpora novas obrigações a serem seguidos pelos
dirigentes de empresas e instituiçôes.

Segundo Ariosto Farias, coodenador da ABNT na Comissão de Segurança da Informação, um ponto importante é a incorporação de normas em relação a força de trabalho, que agora não se resume apenas aos funcionários, mas também a terceiros.

Ela inclui ainda requisitos de confidencialidade não só de fornecedores, mas também dos clientes.
Outro capítulo importante é na gestão de ativos. O coordenador explica que a norma exige que qualquer usuário (funcionário ou nâo) ao se registrar como tal, recebrá uma mensagem no micro, na qual ele deve reconhecer explicitamente que os recursos de TI são um ativo da empresa, e portanto, não podem ter uso imcompatível com as normas pré-estabelicidas.

O evento foi aberto pelo superintendente de Operações de Telemática da Serasa, Dorival Dourado e contou com a participação do diretor de Normalização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Eugenio Guilherme Toistoy De Simone.

Histórico

Uma comissão constituída pela ABNT desenvolveu seu trabalho a partir da versão revisada da ISO/IEC 17799 – Information Technology – Security Techniques – Code of practice for information security management.

A revisão realizada no âmbito da ISO/IEC durou cinco anos e teve participação brasileira através da ABNT, resultando na incorporação de 60% dos comentários apresentados.

A mova norma aborda a melhoria da habilidade, aparelhos e tecnologias móveis e danos provenientes da internet, além do aprimoramento na prática de recursos humanos, entre outras ferramentas.

Outro ponto importante, é que a segurança de informação aplica-se à preservação da imagem da empresa, pela qual o dirigente terá de se responsabilizar.

O manual com norma revisada deverá estará disponível aos interessados na ABNT a partir de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.