Vivo consolida sistema de billing em um ano

0

A Vivo pretende concluir dentro de aproximadamente um ano o processo de centralização dos sistemas de faturamento de suas seis operadoras regionais.

O projeto foi iniciado há dois anos, após a fusão entre Portugal Telecom e Telefónica Móviles. Hoje, já funcionam com a mesma plataforma de billing as operações da empresa nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Juntos, esses Estados geram cerca de 255 milhões de bilhetes de voz por mês, o que representa metade do total da Vivo.

A plataforma escolhida pela companhia é a Atlys, fornecida pela Convergys. Trata-se do mesmo sistema que era utilizado pela Telesp Celular.
O próximo passo será integrar os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o que está previsto para outubro deste ano. O prazo pode ser adiado para o começo de 2006 caso entenda-se que há risco de as mudanças atrapalharem as vendas do Natal. Em seguida, faltarão apenas as operações na Bahia e nos Estados do Centro-Oeste e Norte que compunham a antiga TCO.

O projeto, apelidado internamente de Atena, é expressivo. Envolve cerca de 300 pessoas, sendo 200 da Convergys, e as demais da Vivo. A plataforma de billing prepara as contas dos clientes pós-pagos da operadora, que hoje são mais de 6 milhões. O investimento financeiro no projeto não é divulgado.

?Uma das vantagens de centralizar o sistema de billing é agilizar e simplificar o lançamento de novos serviços e produtos, que não precisam mais ser testados em seis sistemas diferentes de billing?, explica Cláudio Pestana, gerente de faturamento da Vivo e coordenador do projeto. Ele destaca também, entre outros benefícios, a padronização de processos internos e a redução de custos operacionais.
O executivo participou do seminário latino-americano de Billing, OSS e BSS, realizado no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.