Petrobras adota novo sistema para informações sobre sustentabilidade

0

Deve entrar em produção no fim deste mês, como previsão de término até o fim do ano, a primeira fase do sistema Infomax, solução desenvolvida pela Petrobras, com consultoria da IBM Brasil, que irá fornecer todas informações sobre sustentabilidade da empresa, integrando dados de mais de cem setores diferentes.
A informação é de Luis Cesar Stano, gerente de Desempenho em Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde da empresa, em palestra realizada nesta quarta-feira, 24, no IBM Forum 2011. Ele diz que o sistema vai propiciar uma visão corporativa total e integrar as informações sem causar grande impacto nos sistemas locais.
Stano explicou ainda que cada departamento da Petrobras tem iniciativas isoladas, com sistemas especialistas, customizados, que muitas vezes a área acredita ser suficiente para atender suas necessidades. "Isso ocasiona muitas resistências às mudanças." "O projeto constatou que geralmente esses sistemas tinham dispersão de informações, baixa disponibilidade, baixa integridade, baixa confiabilidade, baixa rastreabilidade e manutenção complexa", disse o executivo.
A iniciativa de integrar todos os sistemas começou faz três anos. Primeiro foram mapeadas a maturidade dos sistemas existentes, que geram dados para o Infomax, sugerindo inclusive melhorias. Com isso, obteve-se percepção de valor pelas áreas de negócios, apoio, envolvimento dos usuários e interesse de uso da base de dados do próprio Infomax para aplicações específicas. O sistema propiciou ainda melhoria de governança, redução do uso dos sistemas locais, que segundo Stano, vão diminuir e podem, em alguns casos, até desaparecer.
O executivo explicou que as informações do Infomax, relativas à segurança, meio ambiente e saúde, são essenciais para os negócios de uma empresa de energia como a Petrobras, onde a sustentabilidade é vital para a sua sobrevivência, seus funcionários e investidores. "O Infomax permitirá ter informações mais abrangentes, íntegras, atualizadas, centralizadas, disponíveis e rastreáveis", enfatizou.
Desenvolvido usando a base de dados do SAP, o sistema tem um repositório com dados confiáveis, entrada de dados checadas através de um workflow e um front end para acesso às informações, disponíveis por meio da rede Petronet para todas as unidades do grupo, inclusive as do exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.