Mudança da TJLP vai elevar taxa de juros nas operações de financiamentos, reclama a Abinee

0

A proposta de substituição da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) para a nova Taxa de Longo Prazo (TLP) deve afetar 69% das empresas do setor eletroeletrônico que utilizam financiamentos do BNDES como fornecedoras de máquinas, equipamentos, sistemas e componentes. A conclusão é de uma sondagem realizada pela Abinee no mês de junho, antes, portanto, da aprovação da MP 777 realizada hoje pela Comissão Mista do Congresso. De acordo com a maioria das empresas consultadas na sondagem, a mudança deverá acarretar elevação na taxa das operações.

Cadastradas no BNDES como fornecedoras, as empresas oferecem aos seus clientes linhas de financiamento do banco na aquisição de equipamentos. A ferramenta é fundamental e decisiva para garantir a concorrência com produtos importados.

Após a aprovação de hoje, a MP 777 seguirá para apreciação da Câmara. Caso aprovada, será votada pelo Senado para ir à sanção.

"O aumento na taxa de juros para investimentos produtivos agravará ainda mais o quadro atual, acarretando em aumento do desemprego e atraso maior na retomada da atividade", avalia o presidente da Abinee, Humberto Barbato. Segundo ele, a mudança inibe ainda mais os investimentos no setor eletroeletrônico, que já vêm recuando nos últimos anos, em função, principalmente, das crises econômica e política que o País atravessa.

Barbato afirma que a competitividade da indústria foi esquecida quando se propôs o fim da TJLP por meio da MP 777. "A indústria, o Brasil e o BNDES perderão uma importante ferramenta. O futuro é bastante nebuloso para a indústria, que pouco a pouco vem sendo extinta em nosso País", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.