Governo reformula canais de comunicação para fortalecer relação com cidadãos

0

O governo federal lançou na última segunda-feira, 23, a primeira série de projetos que integram o Gabinete Digital, canal de participação e diálogo entre governo e sociedade criado em 2011. Entre eles estão a readequação do Portal Brasil, Portal de Serviços, Guia de Aplicativos, Portal do Servidor e Portal de Dados Abertos.

Completamente reformulado com base no recém-lançado projeto de identidade digital do governo, o Portal Brasil foi reorganizado para permitir uma navegação mais fácil, com alto nível de acessibilidade para pessoas com deficiência e adaptável a diferentes tamanhos de telas. O site veiculará os canais de TV e rádio públicos, apresentando transmissões ao vivo de eventos públicos, programação da TV NBR e o programa radiofônico "A Voz do Brasil". Nas redes sociais, além do perfil no Twitter e do canal no YouTube já existentes, haverá uma página no Facebook.

Já o Portal de Serviços foi renovado pelo Ministério do Planejamento e agora conta com mais de 500 funcionalidades e informações de utilidade pública para atender, tanto cidadãos, quanto empresas. Emissão de certidões, agendamento de serviços públicos e consultas poderão ser feitos de forma rápida e simples. Também coordenado pelo Ministério do Planejamento, o Portal do Servidor foi adaptado à nova lógica de navegação dos sites governamentais e disponibilizará informações importantes aos servidores públicos, como sistemas, funcionalidades, notas de utilidade pública, notícias sobre ações e programas sociais.

No Guia de Aplicativos estão concentrados os principais aplicativos para smartphones e tablets elaborados pelos órgãos do governo federal e exibe fichas sobre suas funcionalidades. Os aplicativos são todos gratuitos, divididos por categorias, e compatíveis com os sistemas operacionais Android, BlackBerry e iOS. Por fim, o Portal de Dados Abertos, importante ferramenta na prestação de contas à população, tem como objetivo promover a interlocução entre sociedade e governo, funcionando como um grande catálogo que facilita busca e uso de dados públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.