CDMA assumirá liderança das redes móveis, diz Qualcomm

0

Em tempos de convergência e aumento das taxas de transmissão de dados, para qual direção deve seguir a tecnologia CDMA? Além de evoluir para CDMA2000 ou WCDMA, a tecnologia deverá assumir a liderança das redes móveis, segundo Marco Aurélio Rodrigues, presidente da Qualcomm para o Brasil. Para falar mais sobre o futuro do CDMA, ele conversou com TI Inside:

P- Que futuro deve aguardar a tecnologia CDMA?

R – A tecnologia CDMA, em suas diferentes versões, será a tecnologia dominante por muitos anos. Com a introdução do WCDMA na Europa, com todas grandes redes americanas usando ou CDMA2000 ou WCDMA, com o Japão todo em CDMA2000 e WCDMA, a expectativa dos analistas é de que em cinco ou seis anos a família CDMA assuma a liderança das redes móveis.

P -Atualmente quanto por cento dos celulares são CDMA?

R – Segundo dados do CDG, em junho de 2005 existiam cerca de 270 milhões de assinantes CDMA, sendo que 75% deles já são 3G CDMA.

P -Como ficará esta equação em cinco anos?

R – Segundo o Yankee Group, serão cerca de 1 bilhão de assinantes CDMA em 2009 (tanto WCDMA como CDMA2000), de um total de 2,4 bilhões de assinantes, ou seja, cerca de 40% do total.

P -Onde o WCDMA já é uma realidade e quando ele deve acontecer no Brasil?

R – O WCDMA já é uma realidade em várias partes do mundo como Japão, Europa e EUA. Nos Estados Unidos, as redes ainda estão em fase inicial, esperando-se para o fim deste ano grande ampliação da cobertura. No Brasil, depende da licitação de freqüências por parte da Anatel, e esperamos que ocorra no próximo ano.

P – Quais os próximos passos da tecnologia CDMA?

R – A tecnologia CDMA terá vida bastante longa, pois continua evoluindo. O CDMA2000 EV-DO, por exemplo, já evolui do atual ?release 0? para a ?revisão A?, que aumenta as taxas de transmissão de dados dos atuais 2,4 Mbps para 3,1 Mbps no link direto e 1,8 Mbps no link reverso. Depois disto, virá a revisão B, que eleva as taxas a picos para 73,5 Mbps. No lado do WCDMA, a evolução também continua, com o HSDPA e o HSUPA, com altas taxas de transmissão de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.