Caixa repudia suposto favorecimento à Cisco em licitação

0

A Caixa Econômica Federal repudiou, em comunicado à imprensa, matéria publicada nesta quarta-feira (24/10) pelo jornal Folha de S.Paulo, segundo a qual gravação da PF sugere doação de R$ 500 mil da Cisco ao PT, por meio da qual a empresa buscaria benefício em licitação da Caixa. Em pedido de direito de resposta enviado à direção de redação do jornal, a assessoria de imprensa de instituição financeira diz que ?Folha de S. Paulo pratica um jornalismo parcial e irresponsável? ao citar a Caixa Econômica Federal na matéria e que mente ao afirmar que ela não se manifestou.

No pedido enviado ao jornal, a assessoria de imprensa da Caixa diz que em nenhum momento os repórteres citaram qualquer suposta gravação envolvendo o nome da instituição financeira. Essa omissão, segundo o documento assinado por Gabriel de Barros Nogueira, assessor de imprensa da Caixa, ?demonstra má fé da reportagem, fere as normas do bom jornalismo e o Manual de Redação da própria Folha de S. Paulo. ?Estranhamente, nenhum dos dois repórteres assina a matéria e sim duas outras jornalistas que não procuraram esta assessoria?, prossegue o texto.

Em comunicado, a Caixa diz que não possui qualquer contrato com a Cisco e ?que todos os equipamentos fabricados pela empresa foram adquiridos em licitações públicas, onde se assegura integral publicidade e transparência?. ?Os vencedores dos últimos pregões, de 2000 a 2007, onde estão incluídos produtos da empresa em questão, foram as empresas Damovo, Conecta, CPM, Telefônica, Medidata e IBM?, diz o comunicado.

A Caixa diz considerar lamentável a divulgação ?irresponsável de ilações descabidas?, ao citar nomes de seus dirigentes, no intuito de esquentar a matéria.

O comunicado da Cisco sobre a matéria da Folha é mais evasivo ao dizer que a empresa não pode confirmar as alegações. ?Nosso foco imediato é entender melhor os fatos enquanto continuamos cooperando com as autoridades brasileiras e seguimos com uma investigação interna sobre a situação, para assegurarmos que fornecemos a informação mais exata possível?, diz o texto. E prossegue: ?Neste momento, não temos razão para acreditar que a Cisco concedeu valores de modo inapropriado. Qualquer ação de funcionário da Cisco para induzir que terceiros façam um pagamento como este mencionado estaria em conflito direto com o Código de Conduta de Negócios da Cisco e, conseqüentemente, seria inaceitável?.

A nota termina dizendo que a Cisco tem um severo código de conduta de negócios que seus funcionários assinam todo ano. ?Este código contém instruções e procedimentos claros para se fazer negócios com organizações públicas, privadas e instituições governamentais. Se forem constatados erros, tomaremos as medidas necessárias. A cultura e a integridade de nossa empresa impõem esta conduta.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.