Câmara debate qualidade do serviço de internet e de telefonia na Amazônia Legal

0

A baixa qualidade dos serviços de telecomunicações nos estados da Amazônia Legal será tema de debate nesta terça-feira, 25, na Comissão da Amazônia, Integração Nacinal e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. Foram convidados para participar da audiência os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal. A principal questão a ser discutida durante a reunião é o fato de o serviço de telefonia e internet desses estados ser muito inferior do que o do restante do país, de acordo com requerimento dos deputados Gladson Cameli (PP-AC) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

A deputada lembrou que os estados do Acre e de Rondônia, que dependem de uma única operadora de internet, são frequentemente surpreendidos pela queda do serviço, sendo que o Acre é a unidade da federação que mais tem sofrido por causa de panes. Interligados por fibra ótica e submersos ao longo da BR 364, os cabos são vulneráveis às interpéries e intervenções humanas. “Na era da globalização, é inconcebível que blecautes eletrônicos paralisem órgãos governamentais, comércio, indústrias, escolas e dificultem a vida de milhares de usuários”, opina Perpétua.

Já Cameli afirmou que, ainda que a telefonia fixa esteja em estágio mais avançado, a região Norte apresenta médias muito inferiores à nacional em acessos móveis de operação e em densidade de telefonia celular. “Esses fatos demonstram o quanto essa região vem sendo relegada pelas operadoras de telefonia móvel e de internet no que se refere à política de investimentos, expansão e melhoria na prestação do serviço”, afirma.

Cameli concluiu que é preciso que as operadoras desses serviços melhorem sua oferta, passando a agir de acordo com as normas e regulamentos que regem o setor. A comissão, portanto, “deve cobrar maior efetividade dessas empresas para que o serviço seja realmente universalizado, prestado com a qualidade desejada e em todas as regiões do país”. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.