Pif Paf investe em TI para ancorar crescimento

0

A  Pif Paf, indústria alimentícia com sede em Belo Horizonte, vem tendo na terceirização de sua infraestrutura de TI uma estratégia importante para dar suporte a seu rápido crescimento. Após quadruplicar seu faturamento nos últimos dez anos, a empresa – que deve encerrar o ano de 2011 com uma receita de R$ 1 bilhão – tem parte do seu parque de computadores e servidores contratados em modelo de outsourcing com a Microcity, empresa brasileira de Outsourcing de Infraestrutura de TI de LAN e Desktops.

A empresa passou a terceirizar sua estrutura de TI a partir de 2002, quando reformulou seu modelo de gestão. “Naquele momento, percebemos que o outsourcing seria uma ótima saída para podermos crescer sem termos que investir pesado e administrar ativos que não fazem parte do core business da empresa”, afirma Augusto Antônio Carelli Filho, gerente corporativo de TI da Pif Paf.

A indústria manteve a terceirização com diferentes fornecedores até 2010, quando decidiu por unificar o serviço com a Microcity. Atualmente, a empresa administra em modalidade de outsourcing cerca de 600 desktops e quatro servidores, em funcionamento na matriz, centros distribuição e unidades fabris da Pif Paf em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Goiás. Fornece também, como serviço, as licenças de software Microsoft Windows, Office e Server necessárias para a operação.

“Trabalhávamos com vários fornecedores regionais e buscamos um parceiro que tivesse capacidade de atendimento em todos os níveis, não apenas em equipamento, mas em serviços e licenças de software também. Acertamos em cheio ao escolher a Microcity”, diz Carelli.

Para ele, um dos diferenciais da Microcity é ter escala para atender às demandas da Pif Paf rapidamente, o que dá maior agilidade na implementação de projetos de expansão. “Quando surge uma oportunidade de crescimento, para abrir uma nova fábrica, apenas criamos uma carta chamada, homologamos os equipamentos necessários, e não nos preocupamos com mais nada. Dificilmente encontraríamos parceiros com o mesmo nível de qualidade”, explica.


Carelli Filho ressalta, ainda, que a não necessidade de ter que gerenciar a infraestrutura de TI liberou os profissionais da área para focarem atividades mais importantes para o negócio da Pif Paf. “Não conseguiríamos gerir nossa estrutura com a mesma excelência que a Microcity, e seria um desperdício de energia técnica e gerencial se tentássemos fazer isso internamente. Hoje, nos preocupamos apenas com os níveis de qualidade e SLAs, deixando a administração dos detalhes e minúcias por conta do parceiro”, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.