WikiLeaks suspende atividades por falta de dinheiro

0

O WikiLeaks, site famoso por ter vazado documentos confidenciais de empresas e órgão governamentais, divulgou nesta segunda-feira, 24, que deixará de funcionar temporariamente por falta  recursos financeiros. O anúncio foi feito pelo fundador do site, Julian Assange, em entrevista coletiva em Londres. De origem autraliana, ele está retido no Reino Unido, aguardando em liberdade o processo que pode levar à sua extradição para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. O site que tem divulgado principalmente documentos oficiais secretos da diplomacia americana.

Em comunicado em seu site, o Wikileaks diz que a suspenção da divulgação de documentos secretos oficiais se deve ao "bloqueio arbitrário e ilegal" feito por empresas americanas, como Bank of America, Visa, MasterCard, PayPal e Western Union, que dificultaram o acesso a fontes de financiamento. Segundo o site, o bloqueio destruiu 95% de sua receita e custou bilhões de euros pela perda de doações durante um período de 11 meses. Agora, o site se concentrará em arrecadar fundos

“Fomos forçados a, temporariamente, parar de publicar documentos, enquanto garantimos nossa sobrevivência financeira”, diz a nota. “Não podemos permitir que corporações financeiras americanas decidam como todo o mundo deve usar seu dinheiro para barrar as doações. Nossas batalhas são caras”, completa. O site pede novas doações e afirma que voltará a publicar denúncias quando acertar suas finanças.

A Datacell, empresa islandesa que arrecada fundos para o Wikileaks, entrou com uma denúncia na Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, contra as administradoras de cartões de crédito. Na Europa, a Visa é responsável por cerca de 70% do mercado e a Mastercard, por 25%, ultrapassando 95% de participação de mercado. Em razão disso, o site tem enfrentado dificuldades para obter receita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.