Grande parte das empresas no Brasil não consegue mensurar impactos da indisponibilidade de sistemas 

0

O índice de maturidade da segurança no Brasil é 64,9 pontos de 100 pontos possíveis, definidos por meio de uma pesquisa conjunta realizada pela Level 3 e a IDC para mapear o nível de maturidade de segurança na infraestrutura corporativa de TI no país.

Apesar de o percentual ser expressivo, o estudo mostra que, em relação à conscientização para impactos por conta de algum incidente, as grandes empresas têm maior dificuldade de visibilidade, sendo que isso está relacionado com a complexidade de seus ambientes e sistemas. Quando indagadas sobre a mensuração de impactos que seriam causados pela eventual indisponibilidade de recursos ou sistemas, mais de 35,3% das companhias afirmou que não consegue mensurar esses impactos.

Já na dimensão ferramental, além da questão de investimentos, a disponibilidade de mão de obra capacitada para operar as ferramentas se configura como desafio. O índice revelou, nesse quesito, que 33% das companhias acreditam que somente alguns de seus profissionais estão plenamente capacitados, enquanto que outros 28,4% afirmou que a capacidade da equipe está abaixo do esperado.

Com relação à prevenção, as empresas grandes são as que atuam mais fortemente, sendo uma das dimensões mais maduras do índice. Em especial, as empresas de maior porte estabelecem e acompanham os controles com maior assiduidade, garantindo um melhor nível de manutenção. Em 65,7% das companhias, há um processo e uma pessoa responsável pela documentação das alterações dos parâmetros de segurança.

Por fim, no caso da mitigação, as capacidades de comunicação e a estrutura de acionamento são, em muitos casos, informais e pouco documentadas. De acordo com o índice, 54,9% das companhias consultadas contam com condutas predefinidas para ação em momentos de ataque. Quando indagados sobre o grau de alinhamento relativo à segurança da informação, no quesito "controles internos de detecção e prevenção a fraudes são periodicamente validados", 19,6% consideraram a opção como nível 1, de pouca importância, enquanto que somente 18,6% dos respondentes consideram nível 5, de muita importância.

Além disso, o estudo revelou que o ano de 2017 se apresenta com um cenário de maior previsibilidade, seja do ponto de vista econômico ou político. Mais de 42% das empresas consultadas pretendem aumentar o orçamento de TI para 2017 em comparação com 2016. Outro ponto importante é que ainda há preocupações sobre a segurança e a conectividade com infraestruturas hospedadas fora das empresas. O modelo de IaaS vem ganhando atratividade, não apenas para computação, mas também para armazenamento – fator que acentua a preocupação com a segurança e governança das informações.

Para a pesquisa foram entrevistadas 100 empresas — a partir de 250 funcionários sendo que a maior parte da amostra conta com empresas com mais de mil funcionários — explorou o conhecimento do gestor de segurança sobre os impactos nos negócios, as habilidades de detecção e capacidade de mensuração das ameaças aos sistemas, a maturidade empregada nas atividades de manutenção dos sistemas de segurança e os procedimentos adotados diante de um incidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.