Belagrícola adota IoT e blockchain na cadeia de grãos de soja e milho

0

Para garantir a procedência, qualidade e milho da soja e milho, a Belagricola, grupo dedicado ao agronegócio e comercializadora de grãos e insumos, com relevante atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, decidiu investir num projeto arrojado de rastreamento com uso de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que fornece dados de medição registrados na plataforma de blockchain.

O projeto foi apresentado nesta terça-feira, 24, durante o evento promovido pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, que pretende estudar os casos de usos de blockchain em diferentes setores de mercado e incluir cursos sobre o tema a partir do ano que vem.

Claiton José Silveira de Souza, gerente operacional da área de Grãos da Belagrícola, disse que o projeto surgiu a partir das exigências dos compradores de outros países, principalmente da China, para que os grãos tivessem melhor qualidade e informações de procedências transparentes.  O executivo explica que nesse mercado, geralmente, a empresa é que é certificada pelo comprador e não os produtos comercializados. Problemas de contaminação, infestação de insetos, bolor nos armazéns, entre outros, são comuns nesse setor.

Para mudar esse cenário, a empresa resolveu disponibilizar informações confiáveis e de qualidade para os clientes, com adoção da IBM Agritech Platform,  que une Computação Cognitiva, Internet das Coisas, Blockchain e dados meteorológicos da Weather Company, uma empresa de informações climáticas adquirida pela IBM. Contou apoio do parceiro especializado SBR- Sistema Brasileiro de Rastreabilidade.

A Belagricola criou três pilares: Gestão de Pátio, que faz o recebimento das cargas, classificação, moegas, armazenagem e produção;  Gestão de Qualidade, que além da qualidade se incube do fluxo da operação e da conservação;  Gestão de Estoque, que cuida do estoque, da aera contábil-fiscal, comercial e integração.

Nessa cadeia, os resultados dos testes de laboratórios com as informações intrínsecas e extrínsecas dos grãos são gravados no blockchain de forma automática pelo IoT, fornecendo a categorização dos grãos da moendas e silos, aplica um selo digital da qualidade do lote, um diferencial competitivo que dá garantia de procedência e qualidade do memso com as informações disponibilizadas para as tradings compradoras e indústria alimentícia.

Dessa forma, a empresa controla todo o ciclo, que vai da lavoura à indústria, passando pelo processo de armazenamento e logística, tendo como benefícios a garantia da certificação dos armazéns e dos produtos, uso de equipes menores e mais qualificadas,  mais automação nos processos e procedimentos para evitar erros e dar mais transparência e tecnologia de informações integradas.

Doações

Outro projeto apresentando no evento que está usando blockchain é o Welight, uma entidade que pretende transformar o planeta positivamente apoiando ONGs de diferentes objetivos, com doações de consumidores na hora  da compra, sem que tenham que fazer qualquer pagamento. Como um programa fidelidade, basta o cliente indicar a entidade para que o lojista on line faça a doação de uma porcentagem da venda.

As arrecadações e aplicações nas ONGs parceiras da Welight são comprovadas pelo blockchain, mostrando o impacto que as doações ocasionam,  abertas a quem queira consultar.

O mercado de redes de afiliação é estimado em US$ 40 bilhões, com 175 milhões de consumidores online, sendo que as ferramentas de doação internacionais recebem cerca de 2% desse montante.

Para que a doação seja feita pelo e-commerce, basta o interessado preencher um pequeno cadastro na Welight e indicar a plataforma na hora da compra.

Além da transparência na arrecadação e aplicação dos recursos, a Welight está trabalhando numa plataforma  para que as  ONGs possam comprovar o impacto transformador das  iniciativas, reunindo documentos, vídeos, fotos, etc, que será disponibilizada pelos interessados.Também pretende lançar em breve uma ferramenta de comparação de preços do varejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.