Icann anuncia sistema que permitirá às empresas criar endereços na web

0

A Icann, órgão que regula e controla os endereços da internet, anunciou nesta terça-feira, 24, que planeja lançar um sistema de criação de novos domínios na web. Ainda sem data definida para chegar ao mercado, o sistema, segundo a Icann, terá o modelo de concorrência pública para que as empresas criem seus próprios domínios de endereços virtuais, em vez de usar os atuais .com ou .net.
Segundo a diretora de serviços, produtos e comunicação da Icann, Karla Valente, a internet conta, hoje, com 21 domínios diferentes, mas o rápido crescimento do número de nomes registrados na rede mundial tem exigido que novas nomenclaturas sejam adotadas. Ela explica que ainda não é possível calcular a quantidade de possíveis interessados na criação de um domínio próprio, mas acredita que haverá uma grande demanda das empresas de telecomunicações e de instituições financeiras.
Karla esclarece que esses novos domínios serão vendidos apenas para grandes empresas, já que será necessária uma enorme infraestrutura e capital para que os endereços sejam gerenciados corretamente. "Porém, o que cada empresa fará com sua própria extensão não cabe ao Icann regular. O que a entidade se propõe a fazer é colher todas as assinaturas das empresas interessadas e avaliar as propostas para, depois, concedê-las ou não."
Sobre um possível conflito de interesses em relação aos nomes, Karla conta que são as empresas que devem discutir e chegar a um acordo entre si, e caso a concorrência continue, o Icann fará uma audiência pública em que prevalecerá o melhor preço.
Como a proposta ainda não foi finalizada e, portanto, também não foi aprovada pelos órgãos reguladores do setor, a lista de inscrições ainda não está aberta. o manual, no entanto, já está disponível no site do órgão (www.icann.org). A taxa de inscrição é de US$ 185 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.