Marco regulatório da internet precisa de ajustes, dizem especialistas

0

Apesar de muito elogiada, a criação do marco civil regulatório da internet ainda precisa de vários ajustes, segundo a opinião de especialistas que participaram nesta terça-feira, em São Paulo, de debate sobre o futuro da regulamentação da internet. Segundo eles, o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que pretendia tipificar os crimes cometidos na web, já está "sepultado", mas observaram que a proposta do Ministério da Justiça ainda precisa passar por algumas adaptações.
O assessor da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Guilherme de Almeida, um dos responsáveis pela criação do marco regulatório, afirmou que a tentativa desta vez não é regular a internet, mas estabelecer direitos e responsabilidades dos usuários, intermediários e provedores de acesso à internet. Almeida aponta o projeto do senador Azeredo como uma forma errada de se encarar a web, já que, antes mesmo de se estabelecer direitos e deveres dos internautas e provedores, ele procurou apontar o que deveria ser considerado crime ou não.
O assessor acredita que a integração da internet à PL 29, que a classifica na mesma categoria as operadoras de sinal de TV a cabo, ou ao artigo 222 da Constituição, que proíbe as empresas de comunicação social de ter mais de 30% de seu capital proveniente de empresa estrangeira, não dão conta da real dimensão da rede de computadores. Ele acha que o futuro das decisões democráticas, principalmente as referentes à web, é através de processos colaborativos como o marco regulatório.
Gil Torquato, diretor corporativo do UOL, acha, porém, que o projeto do Ministério da Justiça está caminhando numa direção equivocada. Para ele, os crimes que são cometidos, ou quaisquer ações que as pessoas possam ter para prejudicar outras, nada têm a ver com o meio usado. "Em todos os lugares existem pessoas mal intencionadas, e a internet é apenas mais um meio de atuação para essas pessoas. Eu discordo de uma regulação da web e acredito que o debate deve ser expandido para possíveis mudanças na legislação."
Torquato acredita, no entanto, que o uso das redes realmente precisa ser regulamentado. Ele defende que certas regras, tanto para usuários quanto para os provedores de acesso, serão fundamentais para garantir a neutralidade, a qualidade dos serviços prestados e a garantia do acesso à internet.
Sobre a possível responsabilização dos provedores de acesso e conteúdo, o diretor geral do Terra Brasil, Paulo Castro, e o policy counsel do Google Brasil, Ivo Corrêa, compartilham a mesma opinião. Eles acreditam que isso deve ser mais bem explorado pelos internautas e receber mais atenção das autoridades. Referindo-se à possibilidade do armazenamento de conteúdo e logs de acesso por parte dos portais, Castro declarou que "nem sempre o que é tecnicamente viável é economica, operacional e até mesmo eticamente aceitável".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.