Incentivo à TV digital favorece reestruturação de emissoras, diz secretário

0

O Programa de Incentivos ao Setor de TV Digital, um dos itens do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será importante para viabilizar a implantação desse sistema de transmissão no Brasil. Esta é a opinião do secretário de Desenvolvimento da Produção do ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Antônio Sérgio Martins Mello.

?Criamos as condições para se iniciar um processo de reestruturação no país, principalmente nas broadcasts [emissoras de TV] para que elas possam transmitir sinais digitais para o país como um todo?. Ele explicou que, com a definição do padrão digital em 2006, era preciso criar um ambiente favorável para a fabricação desse equipamento no Brasil.

Entre os benefícios para a fabricação dos equipamentos estão isenções do IPI, do PIS/Cofins e da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) incidentes sobre a venda de equipamentos transmissores de sinais. A compra de máquinas e de equipamentos de tecnologia e softwares também terá isenção de impostos.

Segundo Mello, um dos equipamentos, o set-top box ? conversor de sinal digital ? contará com os incentivos fiscais oferecidos na Zona Franca de Manaus. ?Os set-top boxes fazem parte da cadeia produtiva da televisão. Sendo assim, só poderá ter benefícios na área da Zona Franca de Manaus.?

O diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Ricardo Coelho, diz que as medidas poderão trazer para o Brasil empresas detentoras de tecnologia de produção da TV Digital em larga escala. ?Isso que foi anunciado pelo PAC vai ser uma ferramenta importante de atração dessas indústrias para o Brasil.?

Ele disse que, embora ainda não existam no país empresas fabricando equipamentos para TV Digital, muitas têm intenção de investir no setor a curto prazo. ?Em até dois anos, as indústrias terão condições de fabricar equipamentos para TV Digital com tecnologia brasileira?, afirma.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.