Fórum Econômico Mundial lança Centro Global de Cibersegurança

0

O Fórum Econômico Mundial anunciou nesta quarta-feira, 24, um novo Centro Global de Segurança Cibernética para ajudar a construir um ciberespaço global seguro. O centro terá sede em Genebra, na Suíça, e funcionará como uma organização autônoma sob os auspícios do Fórum Econômico Mundial.

O objetivo do centro é estabelecer a primeira plataforma global para governos, empresas, especialistas e agências reguladoras colaborarem em desafios de segurança cibernética. Como um problema verdadeiramente sem fronteiras, os ataques cibernéticos estão superando as capacidades e as instituições que atualmente lidam com essa ameaça de forma isolada.

"Se queremos evitar uma era da escuridão digital, precisamos trabalhar mais para garantir que os benefícios e o potencial da Quarta Revolução Industrial sejam seguros para a sociedade. O novo Centro Global de Segurança Cibernética foi concebido como a primeira plataforma para enfrentar os riscos cibernéticos de hoje de forma verdadeiramente global", disse Alois Zwinggi, diretor geral do Fórum Econômico Mundial e Chefe do Centro Global de Segurança Cibernética.

Novas tecnologias como a inteligência artificial, a internet das coisas e robótica, e sua aplicação em áreas sensíveis, como finanças, saúde, telecomunicações e mobilidade tornam ainda mais importante acompanhar a crescente velocidade e sofisticação dos ataques cibernéticos.

"A Interpol é um parceiro estratégico natural para o Global Cyber ??Centre do Fórum Econômico Mundial. Ambos são únicos, porque sua dimensão global sustenta nossa resposta coletiva contra a ameaça cibernética. Nossa parceria contribui para construir uma arquitetura de segurança efetiva contra tais ameaças globais, reunindo os principais agentes interdependentes, incluindo a polícia e as empresas", afirmou Jürgen Stock, Secretário Geral da Interpol.

O custo do cibercrime para a economia global pode superar US$ 500 bilhões anualmente, de acordo com especialistas. Em comparação, o PIB anual da Suíça em 2017 é estimado em US$ 659 bilhões. O Fórum Econômico Mundial reconheceu a segurança cibernética como um dos riscos mais críticos do mundo. Em resposta, o novo Centro Global para a Cibersegurança irá recorrer ao apoio do governo e da indústria do Fórum para trabalhar em direção a um ciberespaço mais seguro através da abordagem estabelecida por várias partes interessadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.