Maioria dos órgãos federais não tem gestão formal de contratos de TI

0

Apenas 15% dos 27 órgãos centrais do governo federal, em Brasília, dispõem de processos formais de gestão dos contratos de TI, de acordo com diagnóstico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, feito entre 2008 e 2009. Segundo o SLTI, outros 15% dos órgãos têm apenas processos parciais e os 70% restantes não realizam qualquer tipo de gestão formal dos acordos envolvendo a contratação de tecnologia da informação.
O levantamento apontou ainda que somente 23% dos órgãos do governo possuem processo formal de aquisição de bens e serviços de TI, ou seja, 77% não utilizada nenhum processo.
Apesar desse cenário, a pesquisa revela, por outro lado, que o alinhamento das iniciativas em TI e as metas institucionais e políticas públicas estão presentes em 62% dos órgãos centrais do governo. O relatório aponta também que 62% desses órgãos realiza planejamento de TI e que 58% têm gestão coordenada e centralizada do orçamento de TI.
Para verificar qual o estágio atual desses controles nos órgãos federais, o Ministério do Planejamento realizará novo levantamento este ano. Para isso, os órgãos que integram o Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp) têm até o próximo dia 31 de março para realizar o autodiagnóstico e o seu plano de metas.
De acordo com o Ministério do Planejamento, os levantamentos devem conter a análise sobre o gerenciamento dos recursos materiais e humanos, o processo de contratação, soluções contratadas e equipamentos utilizados, entre outros dados. As informações devem ser cadastradas na comunidade virtual do Sisp.
A diretora do Departamento de Integração de Sistemas de Informação da SLTI, Nazaré Bretas, acredita que o próximo levantamento deverá indicar que a grande maioria dos órgãos já possuem procedimentos de planejamento na área. Segundo ela, isso é essencial porque orienta a realização de contratos, o desenvolvimento de sistemas e as prioridades do setor de tecnologia da informação, que devem estar de acordo com as metas centrais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.