Call center deve abrir 60 mil novas vagas em 2006

0

Mais de 60 mil novos empregos deverão ser criados em 2006 na área de call center, totalizando 675 mil trabalhadores.

A informação foi divulgada nesta terça-feira, 25/4, na abertura do seminário Contact Center Offshore in Brazil, em São Paulo, pelo professor Moacir Miranda de Oliveira Jr, do programa de pós-graduação da PUC de São Paulo, que conduziu a pesquisa internacional Global Call Center Industry Project, realizada em 19 países, coordenada pelas universidades de Sheffield, da Inglarerra, e Cornell, dos Estados Unidos.

Ela englobou 114 empresas de todo o país, das quais 80% concentradas no eixo Rio-São Paulo, das quais 20% com mais de 700 PAs (posição de atendimento); 29% com mais de 100 PAs e 51% com mais de 10 PAs.

De acordo com Topázio Silveira Neto, presidente da Associação Brasileira de Teleserviços – ABT, o Brasil deve ter cerca de 250 empresas de call center, das quais 50% em São Paulo; 15% no Centro-Oeste; 15% no Nordeste, 10% no Rio de Janeiro e 10% no Sul.

Elas empregaram 580 mil funcionários em 2005, 200 mil deles nas 10 maiores empresas. Apenas duas delas são responsáveis por de 100 mil empregados. A grande maioria desses profissionais (63%) são mulheres; 71% possuem 2º grau e 25% curso superior completo.

Offshore

A pesquisa revelou que apenas 3% desses 114 call centers prestam algum tipo de serviço offshore, um número ínfimo se comparado com a Índia que exporta 73% dos serviços de call center; e três vezes menos que a África do Sul, que detém a marca de 9% de exportação.

Mas ao contrário de considerar essa marca desanimadora, a presidente do Instituto de Telemarketing, Solange Shehtman Tobias, vê uma oportunidade para o país, tendo em vista de estarmos mais perto dos Estados Unidos e Canadá (fuso horário); termos qualidade na prestação de serviço, segurança, boa taxa de retenção de funcionários, e grande investimento em tecnologia e telecomunicações.

?O custo do serviço no Brasil está mais alto que a Índia, quando se compara as posições de nível gerencial, e operacional. Mas se excluirmos da comparação as empresas de call center mais antigas, e que trabalham para si próprias, a comparação de custo se torna competitiva?, esclarece.

Explicou que segundo pesquisas internacionais, mais de 300 posições de atendimento sairão dos Estados Unidos até 2008 para outros países, em busca de pessoal qualificado, capacidade de operação, CRM, liderança e negócios. A AT Kearney, em pesquisa realizada com 100 empresas do setor financeiro, diz que esse número chegará a 500 mil, 8% da força de trabalho desse segmento. Ela diz que o Brasil é o quarto mercado mais visado para receber esses empregos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.