Telemar testa fixo-móvel GSM/Wi-Fi

0

A Telemar e seu braço móvel Oi devem apresentar em breve o resultado de um teste que integra telefonia fixa e móvel em um só aparelho GSM/Wi-Fi.

O serviço deve funcionar de forma semelhante ao BT Fusion, produto híbrido da British Telecom lançado há alguns meses no Reino Unido. Aos poucos, a Telemar vem preparando sua rede para a oferta de serviços convergentes entre as operações fixa e móvel.

A tele já possui parte dos equipamentos da arquitetura IMS (IP Multimedia Subsystem) que permitirá a convergência de serviços entre as redes da operadora.

De acordo com o vice-presidente executivo de vendas globais e marketing da fornecedora Telcordia, Scott Erickson, além de fazer o controle das aplicações com billing e charging flexíveis e gerenciamento de conteúdos, o IMS também permite às operadoras uma redução no time-to-market para lançamento de novos serviços. ?Com a solução IMS é possível colocar um novo serviço em uma operadora dentro de cinco a 10 semanas em vez de um prazo de um ano?, comenta Erickson.

Infra-estrutura

Ainda em 2002 a Telemar comprou uma plataforma de rede inteligente da Telcordia, o Converged Applications Server, para acomodar toda a base de usuários pré-pagos da sua operação móvel Oi, lançada naquele ano.

?Aos poucos a Telemar foi migrando uma parte dos clientes pós-pagos fixos e móveis para dentro dessa mesma plataforma e assim oferecer serviços convergentes como o Oi Conta Total, que reúne telefonia fixa, móvel, longa distância e banda larga em uma única conta?, complementa o consultor de soluções para América Latina e Caribe da Telcordia, Fábio Araes.

?A maior parte dos novos assinantes pós-pagos já entram nessa plataforma convergente para que a operadora possa oferecer planos de controle para usuários residenciais e estender o controle de chamadas para o mercado corporativo, com restrições de horários e números por perfis de usuários?, acrescenta Erickson.

O executivo lembra que a migração da totalidade dos usuários da rede convencional TDM para uma plataforma convergente IP ainda levará um bom tempo, mas a expectativa é de que a Telemar complete a preparação de sua infra-estrutura para a oferta de serviços convergentes fixo-móveis num prazo de oito a 14 meses.

Modelo similar

Scott Erickson revela ainda que a Telcordia já concluiu os testes de um serviço convergente fixo-móvel com uma operadora CDMA nos EUA e que o lançamento comercial depende agora apenas da uma escolha da data pela tele.

O modelo combina o telefone celular CDMA com Wi-Fi e permitirá a cobrança de tarifas de telefonia fixa quando o usuário estiver em um hotspot residencial, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.