Alteração do ICMS causará fuga de empresas para Manaus e para fora do país, diz Abinee

1

"Da forma como está sendo discutido no Senado Federal, o projeto de alteração do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] provocará deslocamento das empresas de TIC para a Zona Franca de Manaus e, até mesmo, para fora do Brasil". A afirmação é de Humberto Barbato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Segundo ele, a concessão de privilégios à Zona Franca de Manaus trará indesejáveis desequilíbrios à competição entre os estados, prejudicando sensivelmente as aplicações em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de comprometer o combate à guerra fiscal.

"Caso não se mantenha o equilíbrio conquistado pela Lei de Informática, as empresas de tecnologia da informação e comunicações (TIC) se sentirão forçadas a se mudar para a Zona Franca de Manaus, comprometendo todo o investimento que fizeram ao longo dos anos, inviabilizando a produção destes bens em outras regiões do país, que se tornaram importantes polos de excelência, ou pior, não deve ser descartada a possibilidade de empresas fecharem plantas no Brasil, considerando-se que muitas delas possuem plantas no leste asiático, onde é muito mais barato produzir, e onde não se convive com tanta insegurança jurídica", adverte Barbato.

Em razão disso, a Abinee está apoiando a emenda da Senadora Ana Amélia (PP-RS), ao Projeto de Resolução do Senado (PRS nº01/2013), que prevê que os bens de informática oriundos da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, incluindo a Zona Franca de Manaus, produzidos em conformidade com os processos produtivos básicos (PPBs), terão alíquota de ICMS reduzida de forma escalonada.

A proposta, também assinada pelo Senador Aluizio Nunes Ferreira (PSDB-SP), diz que a alíquota deverá ser de 11%, em 2014, caindo um ponto percentual ao ano, até atingir o patamar de 7%, em 2018.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.