Usuários de smartphones são atingidos por fraude no jogo Angry Birds

0

Cerca de 1,4 mil usuários de smartphones equipados com o Android no Reino Unido disseram ter sido atingidos por fraudes que elevaram suas contas telefônicas em até 15 libras esterlinas (o equivalente a US$ 23) quando abriram versões falsificadas de aplicativos, incluindo games como o Angry Birds, Assassin's Creed e Cut the Rope.

Os programas maliciosos atacaram aparelhos com o Android, hoje os campeões de vendas no Reino Unido. Os jogos foram lançados oficialmente na Android Marketplace, loja de aplicativos do Google, em meados de novembro do ano passado, sendo que a primeira queixa surgiu semanas mais tarde. Ao todo, 1.391 pessoas no Reino Unido foram afetadas, arcando com um prejuízo total de 27,8 mil libras esterlinas (US$ 43,4 mil). Um número desconhecido de usuários foi afetado em 17 outros países, onde o golpe foi executado.

A PhonePayPlus, que regula a majoração de tarifa no país, multou a empresa letã chamada A1 Agregator em 50 mil libras esterlinas depois que os usuários de celulares foram atingidos pela fraude, que usou versões falsificadas de aplicativos populares. Os aplicativos foram alterados de modo que, quando eram abertos, enviavam três SMS com tarifa majorada, cada uma ao custo de 5 libras. A A1 Agregator foi multada por ser a responvsável pelo carregamento dos "shortcodes" (pequenos códigos) e os mecanismos de pagamento utilizados para o golpe. A PhonePay disse, porém, que não poderia dizer se a empresa estava diretamente envolvida na fraude.

O órgão regulador advertiu, no entanto, que o programa faz parte de um esquema de golpistas internacionais com o objetivo de capitalizar em cima da crescente popularidade da plataforma do Google, aliada à falta de controle sobre os programas que são postados em sua loja de aplicativos. Enquanto a Apple faz verificações dos aplicativos antes de serem postados em sua loja, o Google permite que os desenvolvedores de aplicativos postem os programas sem revisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.