Para Elon Musk, CEO do Google poderia ter construído acidentalmente 'robôs do mal'

1

Elon Musk, o visionário empresário que pretende colonizar Marte e transformou os veículos elétricos em objetos de desejo ao criar a Tesla, tem expressado constantemente preocupação com o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), como uma séria ameaça a sobrevivência da espécie humana. Desta vez, porém, ele diz ter ficado amedrontado com a possibilidade de que o CEO do Google, Larry Page, poderia ter criar acidentalmente "robôs do mal", usando essa tecnologia.

A revelação foi feita por Ashlee Vance, autor do livro "Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the Quest for a Fantastic Future" (Elon Musk: Tesla, SpaceX e a busca de um futuro fantástico, em tradução livre), lançado na terça-feira, 19, da semana passada, durante uma entrevista para a agência de notícias Bloomberg.

Segundo Vance, em uma conversa que teve durante um jantar com Musk, ele revelou que o seu maior medo, capaz de mantê-lo acordado à noite, é saber que o cofundador do Google, Larry Page, poderia muito bem ter construído um "exército" de robôs com inteligência artificial, capazes de destruir a humanidade. "Estou realmente estou muito preocupado com isso", disse Musk, ressaltando, porém, que o que o deixa um pouco mais tranquilo é fato de, por terem sido amigos muito próximos, saber que Page é fundamentalmente uma pessoa bem-intencionada, e não um Dr. Evil [o vilão dos filmes da série americana Austin Powers]. De todo modo, Musk não descartou que Page poderia ter produzir algo mal por acidente.

Esta não é a primeira vez Musk tem falado sobre o tema da inteligência artificial. "Acho que nós devemos ter muito cuidado a respeito da inteligência artificial. Se eu tivesse que palpitar sobre qual é a principal ameaça a nossa existência, acho que seria essa. Precisamos ser cuidadosos", afirmou Musk, durante um discurso no Massachusetts Institute of Technology, o renomado MIT, em outubro do ano passado.

De acordo com Vance, Musk sempre manteve o controle sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. "Ele sempre teve um olho na inteligência artificial, porque ele é totalmente vidrado em sci-fi [ficção-científica] e lê todos esses livros", disse ele em uma entrevista ao site Business Insider. "E eu acho que ele está investindo em uma série de startups de IA para manter um olhar sobre esse mercado."

De fato Larry Page, amigo de longa data de Musk, vê a inteligência artificial de forma diferente. Ele acha que há uma mudança inevitável vindo, em que os computadores serão muito mais bem equipados para assumir a maioria dos postos de trabalho existentes hoje, e que devemos abraçá-la, como disse em uma entrevista ao Financial Times no ano passado.

Independentemente dos benefícios que a tecnologia possa trazer, Musk reafirma que é preciso ter cuidado. "Estou cada vez mais inclinado a achar que deveria haver alguma espécie de regulação, talvez em nível nacional e internacional, apenas para ter certeza que nós não faremos algo muito estúpido", disse.

Musk descreveu sua motivação para investir em pesquisa sobre inteligência artificial como "dar uma olhada no que está acontecendo", mais do que a expectativa de receber retorno financeiro.

Musk é um dos acionistas, ao lado de Mark Zuckerberg e do ator Ashton Kutcher, da Vicarious. A empresa que planeja construir um computador que pode pensar como uma pessoa, com rede neural capaz de replicar a parte do cérebro que controla a visão, os movimentos do corpo e a linguagem.

"Estamos invocando o demônio com a inteligência artificial. Em todas essas histórias onde existe um cara com um pentagrama e água benta, ele tem certeza que consegue controlar o demônio. Não funciona", afirmou Musk.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.