TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Fundação lança plataforma blockchain usada pela Ben & Jerry's apoiar ações climáticas

Postado em: 25/05/2018, às 17:07 por Redação

A primeira plataforma de comércio varejista do mundo que conecta os consumidores à sua própria pegada de carbono foi lançada em Londres por uma organização sem fins lucrativos, a Fundação Poseidon. A plataforma usa tecnologia blockchain para integrar os mercados de carbono em transações no ponto de venda, oferecendo aos comerciantes e seus clientes a oportunidade de apoiar projetos de conservação florestal ao redor do mundo quando compram e vendem produtos cotidianos e, por sua vez, apoiar ações de combate às mudanças climáticas.

A plataforma varejista foi lançada em 1o de maio e um piloto está em andamento na mais recente loja de sorvetes da Ben & Jerry's, na Wardour Street, Londres (Inglaterra). Para cada bola de sorvete vendida, a empresa de sorvetes está contribuindo com créditos de carbono para um projeto de conservação florestal no Peru e oferecendo a seus clientes a oportunidade de participarem da ação no próprio ponto de venda, usando a tecnologia blockchain.

A Ben & Jerry's tem sido uma ativista durante muitos anos de questões relacionadas com a justiça climática, incluindo sua campanha global "Save our Swirled" antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) de Paris em 2015, e tomou uma série de medidas dentro de seu próprio negócio para reduzir suas emissões, incluindo uma tributação autoimposta sobre o carbono.

Laszlo Giricz, fundador e CEO da Poseidon, disse que "estamos muito felizes em ver nosso piloto totalmente operacional com a Ben & Jerry's, dando a oportunidade aos consumidores, pela primeira vez, de reequilibrar sua própria pegada de carbono – e, por conseguinte, reequilibrar a concentração de carbono na atmosfera. Embora seja apenas um pequeno piloto, a tecnologia está comprovada e pode ser totalmente integrada e dimensionada, oferecendo a todos a chance de entender seu próprio impacto de carbono e tomar as medidas necessárias. Em somente três semanas, já protegemos mais de mil árvores através da loja de Londres, o equivalente a uma área do tamanho de 77 quadras de tênis, o que é muito estimulante e mostra o potencial da plataforma para promover mudanças de comportamento uma vez amplamente adotada".

Chris Gale, diretor de Missão Social na Europa da Ben & Jerry's, comentou que "temos um longo caminho a percorrer em nosso próprio negócio para reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis, mas também assumimos grandes compromissos e queremos ser transparentes sobre nosso impacto. Ao mesmo tempo, queremos usar cada parte do nosso negócio para apoiar a transição a uma economia de baixo carbono, incluindo a fixação de um preço interno do carbono e o estabelecimento de objetivos ambiciosos para reduzir nossas emissões absolutas de carbono em 80% até 2020. Estamos empolgados com a oportunidade oferecida pela nova tecnologia da Fundação Poseidon, como uma abordagem que conecta os fãs à ação climática".

Todos os créditos de carbono na plataforma da Poseidon serão adquiridos da Ecosphere+, uma empresa com certificação B Corporation. Como parte do Fundo Climático da Althelia, a Ecosphere+ tem acesso direto ao maior portfólio de projetos de conservação florestal do mundo. O primeiro projeto apoiado pelos usuários da plataforma da Poseidon, o Parque Nacional da Cordilheira Azul, fica no cruzamento da Cordilheira dos Andes com a bacia amazônica no Peru e abriga cerca de 6 mil espécies de plantas, 11 grandes mamíferos ameaçados e inúmeras populações indígenas.

Sobre a Poseidon

A Poseidon é uma fundação sem fins lucrativos que capacita os indivíduos para compensar o impacto do carbono nas suas escolhas de estilo de vida com uma abordagem inovadora. Usando a tecnologia blockchain, ela integra os mercados de carbono nas transações varejistas diárias realizadas no próprio ponto de venda e permite aos usuários acompanhar o impacto positivo de suas transações em projetos individuais de conservação florestal. Isso transforma o relacionamento das pessoas com a pegada de carbono, incentiva a mudança de comportamento vital e vai liberar o potencial considerável de crescimento dos mercados de carbono para abordar as mudanças climáticas com eficiência.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/25/05/2018/fundacao-lanca-plataforma-blockchain-para-ben-jerrys-apoiar-acoes-climaticas/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial