Multisourcing exige novo perfil de profissional de TI

0

Não importa o que você faça, há uma transição no seu futuro. Essa frase, extraída de um livro de planejamento estratégico, foi usada por Cássio Dreyfuss, vice-presidente do Gartner Group, para ilustrar a mudança de perfil que o diretor de informática (CIO) deve sofrer nos próximos anos.

Segundo ele, o executivo de TI terá de passar pela transição sem perder importância dentro da organização, mantendo a equipe técnica trabalhando de forma colaborativa para resolver os problemas da corporação.

?Não está claro o destino final do CIO, talvez ele seja um gestor de serviços da organização. Vai ter que criar, implantar e buscar uma melhoria contínua dos negócios? acrescentou.

Dreyfus abriu nesta quarta-feira, 20/6, a 4ª Conferência Anual de Outsourcing, cujo tema é ?Alavancando ativos e serviços de TI para melhores práticas de negócios?, no WTC em, em São Paulo, onde a questão de multisourcing foi o pano de fundo das discussões.

Saber gerenciar múltiplos fornecedores e ativos de TI é uma das tarefas que está no horizonte desse novo CIO. ?Não se trata de gerenciar contratos de hardware, software e aplicações, mas promover uma gestão complexa, com múltiplos objetivos – alguns até conflitantes ? disciplinando a combinação dessa gestão com o mercado.? explicou.

Um desses conflitos pode ser, por exemplo, aliar segurança máxima com o poder de gerar aplicativos com agilidade. ?São incompatíveis entre si?, exemplifica Dreyfuss.

Para ele o CIO deve trabalhar em quatro áreas para implantar o multisourcing com eficiência: novas estruturas e papéis organizacionais; construir modelos de governança para multisourcing; gestão de níveis de contrato e níveis de serviços; e gestão de demanda, processos e pessoas.

?O CIO terá que ter perfil diferenciado, conhecimento de negócios e habilidade comportamental para administrar conflitos?, finalizou o vice-presidente do Gartner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.