Para maioria dos consumidores, computador é o produto mais importante

0

Universalizar os serviços de telecomunicações através da ampliação oferta de computadores e serviços de internet, desenvolver produtos mais simples e mais baratos e promover parcerias com escolas e universidades são as medidas que os usuários esperam das empresas para combater a exclusão digital. Essa é a principal constatação do estudo ?Inclusão Social e Telecom?, realizado neste mês pela empresa de pesquisa TNS InterScience.

O levantamento, que procurou entender as principais necessidades e benefícios dos produtos de telecomunicações sob a ótica da inclusão social, foi realizado na cidade de São Paulo, junto a 400 famílias das classes A, B, C e D. Foram analisados os setores de telefonia fixa e móvel, internet (computador e banda larga) e TV.

O estudo aponta que hoje as maiores necessidades dos usuários de serviços de telecomunicações são educação e informação e os recursos mais utilizados para essa finalidade são o computador e a internet. Em segundo plano estão a comunicação (telefonia fixa) e o entretenimento (TV). ?Isso é unânime, independente da condição social dos usuários?, ressalta Lucas Pestalozzi, diretor de planejamento da TNS InterScience. Segundo ele, a expectativa da maioria dos entrevistados (68%) é que as empresas de tecnologia reduzam preços e desenvolvam parcerias com escolas e universidade para ampliar o acesso a esses produtos relacionados à educação.

A avaliação da importância dos serviços de telecomunicações para os usuários levou em conta a classe social. Para a maioria deles (48%) o produto mais importante é o computador. Em seguida vem a TV aberta (15%), internet em banda larga (11%), rádio (9%), telefone fixo (8%), TV paga (5%) e celular (4%).

Ao questionar os motivos que levam os entrevistados a utilizar determinados produtos e serviços, o estudo detectou que 54% do total da amostra buscam educação/cultura, 27% informação, 15% comunicação e 4% diversão e entretenimento. ?Entre os segmentos sociais analisados, a necessidade de educação fica muito mais evidente na classe C, onde esse percentual é de 59%?, afirma Pestalozzi.

A pesquisa perguntou, ainda, o que as pessoas comprariam ou eliminariam de seus orçamentos se tivessem R$ 100 a mais em sua renda mensal. Do total da amostra, 33% responderam que comprariam computador; 12% celular ou TV paga, 8% telefone fixo e 7% serviço de banda larga.

Se tivessem que cortar gastos, 27% optariam por abolir o celular, 12% a TV paga, 16% o telefone fixo e 5% a banda larga. O principal argumento da maioria dos entrevistados (56%) para o corte do celular é o valor elevado da conta, 14% responderam que usariam mais o telefone fixo e cortariam o móvel. No item TV por assinatura, 38% consideraram esse serviço supérfluo e desnecessário, enquanto 30% pensaram na possibilidade de substituir a TV paga pela aberta. Já no quesito banda larga, 21% afirmaram que trocariam pela internet discada, por ser mais barato, e 19% se mostraram predispostos a acessar a rede em cibercafés e lan houses.

Em relação ao telefone fixo, 70% cortariam porque o valor da conta é muito alto e 23% eliminariam esse serviço, mantendo apenas o celular. Se tivessem que optar entre telefone fixo e celular, 74% ficariam com o fixo e 26% com o celular. Independentemente do custo, se tivessem que escolher entre computador e TV por assinatura, 79% elegeriam o computador e 21% a segunda opção. Entre a internet e a TV paga, ganha a primeira alternativa, com a preferência de 71% dos entrevistados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.