Feira terá debate com âncoras da CNN, Band e Globo

0

Acontece no dia 4 de agosto, às 11h, durante a ABTA 2005, um debate aberto ao público sobre temas atuais do jornalismo televisivo. Participam os âncoras da CNN International Michael Holmes; da TV Globo William Waack; e da Bandeirantes, Carlos Nascimento.
O tema central do debate será o cenário do jornalismo de TV nos dias de hoje, abordando a ética na cobertura de crises (guerra e política), segurança dos jornalistas, proteção de fontes e a concorrência da TV com outras mídias eletrônicas, especialmente a Internet e o celular.

Experiência

Michael Holmes é o primeiro âncora australiano da CNN e trabalha para a rede desde 1996. Atualmente, apresenta o noticiário ?Your World Today?. Durante a guerra no Iraque, Holmes foi um dos principais âncoras da emissora a cobrir diferentes aspectos da guerra na Cidade do Kuwait e, depois da queda do regime de Saddam Hussein, também em Bagdá. Em janeiro de 2004, o jornalista sobreviveu a uma emboscada contra um comboio de dois veículos da CNN que matou duas pessoas da equipe e deixou uma ferida. Em abril de 2002, conseguiu uma entrevista exclusiva com o líder palestino Yasser Arafat, dentro do seu bunker em Ramallah. Carlos Nascimento, editor-chefe e apresentador do Jornal da Band, iniciou suas atividades na televisão em 1977, na TV Globo, onde ficou até 1987 e foi repórter, editor, apresentador e correspondente internacional. Atuou na TV Cultura e na TV Record e retornou à Globo em 1990, tendo trabalhado até 2004 quando transferiu-se para o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Ganhou o prêmio Wladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, como repórter, em 1980 e 1981. Recebeu o prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 1988 pelo melhor telejornal (Jornal da Cultura), em 1989 também pelo melhor telejornal (Jornal da Record) e em 1993 como melhor apresentador. Em 2003 ganhou o prêmio Comunique-se ao ser escolhido por quarenta mil jornalistas como o melhor apresentador da tevê brasileira.
William Waack atuou como correspondente internacional durante 21 anos, em países com a Alemanha, Grã Bretanha, Rússia, Oriente Médio e Estados Unidos. Cobriu alguns dos principais acontecimentos mundiais nas últimas décadas: a Guerra Fria, a Revolução no Irã, a Queda do Muro de Berlim, a desintegração da União Soviética e o fim do comunismo na Europa, as ondas de terrorismo européias, o papado de João Paulo II, diversas crises do endividamento externo do Brasil e países latino-americanos. Desde 1996 faz parte da equipe de jornalismo da Rede Globo e atualmente ancora o Jornal da Globo ao lado de Christiane Pelajo. O jornalista apresenta também o Globo News Especial, no canal de jornalismo de TV paga. Waack já venceu duas vezes o principal prêmio brasileiro de jornalismo, o Esso, pela cobertura da Guerra do Golfo (1991) e pelas revelações sobre os arquivos secretos de Moscou (1993).
A ABTA acontece de 2 a 4 de agosto no ITM Expo, em São Paulo. As inscrições para o debate entre jornalistas são gratuitas e poderão ser feitas previamente através do site www.abta2005.com.br , na seção ?Credenciamento Visitante?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.