Mercado imobiliário ganha sistema de proteção ao crédito

0

A partir de agora, os empresários do ramo imobiliário, corretores de imóveis, construtores e fornecedores de materiais já podem contar com um serviço semelhante ao da Serasa, empresa de análise e informações de crédito, destinado a dar maior confiabilidade e segurança nas transações de compra, venda e locação de imóveis.

Trata-se do Imobcred, serviço de informações cadastrais imobiliárias lançado na semana passada em Curitiba (PR). O diretor do novo serviço, Francisco Pesserl, explica que sistema é operado via internet, o qual mantém um banco de dados atualizado permanentemente, para que os usuários possam fazer consultas.

O projeto do Imobcred, segundo Pesserl, surgiu de uma necessidade do mercado e que agora será ampliado para outras capitais do país. Para se associar, o usuário tem de pagar somente a taxa de cadastro. ?As imobiliárias poderão fazer um registro de inadimplência dos inquilinos e condôminos que forem maus pagadores, que passarão a ter restrições em seu crédito pessoal. E isso certamente é uma inovação?, explica o executivo.

Pesserl salienta, porém, que quem fornecer a informação será co-responsável e responsável juridicamente por ela. Portanto, caso forneça algum dado incorreto poderá ter de responder judicialmente.

Ao acessar o site do Imobcred, todos os dados de compradores e vendedores serão verificados previamente. Basta o número do CPF para saber se existe alguma restrição de crédito de qualquer natureza. ?É um serviço que poderá ser utilizado por outros setores do comércio, porque reúne informações rápidas e detalhadas de cada cliente?, diz Pesserl, acrescentando que o sistema poderá ser acessado nas próprias imobiliárias.

Uma cooperativa nacional de corretores de imóveis será responsável por intermediar os serviços, pelos quais as imobiliárias e corretores serão remunerados.

Os clientes-alvo do Imobcred nessa primeira fase do projeto, segundo Pesserl, são os 160 mil associados ? pessoas físicas e jurídicas ? do Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis). A expectativa dele é que até o fim do ano obtenha a adesão de 10 mil a 12 mil usuários.

Pesserl observa que o mercado imobiliário hoje representa 18% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e que portanto o sistema será abastecido por toda a cadeia imobiliária: engenheiros, arquitetos, fornecedores de materiais, empreiteiros, construtores e imobiliárias, que poderão atualizar o cadastro de forma permanente. O acesso ao serviço estará disponível pelo site www.imobcred.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.