Senador quer pena maior para crimes contra a honra praticados na internet

0

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado vai votar, em decisão terminativa, projeto que prevê aumento de pena para crime contra a honra praticado pela internet. O projeto, do senador Expedito Júnior (PR-RO), estabelece que a autoridade policial deverá, no momento da comunicação do crime, acessar o site indicado e imprimir o material ofensivo, lavrando o respectivo termo em que certificará a consumação do delito.

A proposta prevê aumento da pena de um terço para esse tipo de crime. Com a impressão do material ofensivo pela autoridade policial, segundo o senador, de nada adiantará ao infrator retirar o site do ar para dificultar a produção da prova, e também não terá validade a alegação de que o material foi forjado por ele.

Segundo Expedito Júnior, estão sendo comuns a criação de sites de pseudojornalistas com o objetivo de caluniar, difamar ou injuriar autoridades públicas e outras personalidades e destruir sua reputação. Os crimes contra a honra praticados pela internet, acrescentou, estão em sites e também em mensagens eletrônicas. ?Isso mostra como a internet pode ser utilizada como verdadeiro instrumento do crime. As repercussões sobre a honra, subjetiva e objetiva, são inquestionáveis, na medida em que milhares de pessoas podem acessar as informações caluniosas ou difamantes e retransmiti-las, numa cadeia sem fim.?

O projeto, segundo o parlamentar, contribui para o aperfeiçoamento da legislação penal. As medidas popostas na matéria modificam o Código Penal e o Código de Processo Penal.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.