Procuram-se, urgentemente, profissionais qualificados

0

O computador, sozinho, é uma máquina inútil. Com essa definição podemos abordar um dos principais assuntos relevantes no mercado de tecnologia da informação brasileiro na atualidade. O desenvolvimento da tecnologia trouxe inovações maravilhosas com funções sequer imaginadas há uma década, mas nos exigiu também a contratação de profissionais com cada vez mais habilidades específicas e técnicas. Por isso, analistas de TI, programadores e toda uma gama de profissionais formados e em formação, precisam entender que é fundamental se manterem atualizados para estarem prontos para atender às exigências desse mercado em crescimento exponencial.
O fato de as empresas brasileiras estarem crescendo e ganhando o mundo já vem gerando, há algum tempo, um déficit importante de mão de obra especializada em TI no país, que tende a se agravar se programas de formação e qualificação não forem acessíveis, propiciando não só a formação tradicional, mas também especialização e certificação em soluções específicas.
No momento já não temos mão de obra para dar conta da demanda interna. Ao mesmo tempo em que este é um cenário gerador de oportunidades de emprego, é preocupante, pois não há o número necessário de pessoas treinadas para atender ao mercado. Com isso, torna-se evidente e urgente a necessidade de investir em treinamento, formação e especialização de pessoas para atuarem na área de TI.
A escassez de profissionais especializados em TI no Brasil é enorme: a Brasscom estima que 100 mil novos profissionais de tecnologia da informação se formam por ano em cursos relacionados (técnico, graduação e pós-graduação), contudo, o volume de vagas geradas no país é muito maior em função do crescimento da indústria brasileira de software e serviços. Isso, sem contar as metas de exportações que as entidades do setor propõem ao governo, que devem ir de US$ 3 bilhões, em 2009, para US$ 20 bilhões em 2012, tornando positiva a balança comercial. A meta é criar 750 mil postos no setor até 2020, duplicando o número de profissionais que trabalham em TI no Brasil. Projeções do observatório Softex apontam, somente para este ano, para um déficit de 71 mil profissionais, que poderá chegar a 200 mil já em 2013.
Atualmente, já existem no Brasil diversas instituições voltadas à formação e certificação dos profissionais de tecnologia da informação, tanto públicas como privadas, mas é preciso incentivar a criação de novos cursos e a ampliação do número de vagas, observando sempre a qualidade do conteúdo oferecido e as principais demandas do mercado referentes a aplicativos, hardware, linguagens de programação etc.
A Oracle University, por exemplo, é responsável por mais de 4 mil cursos e 1,3 milhão de profissionais certificados em mais de 5 mil centros de certificação no mundo. No Brasil, são treinados mais de 5 mil alunos por ano nos mais de 3 mil cursos oferecidos pela Oracle, por intermédio de mais de 30 instituições educacionais parceiras e em 50 centros de testes para certificação distribuídos em todas as regiões brasileiras.
Iniciativas como esta precisam e devem ser ampliadas pela empresa e por outras companhias e pelo meio acadêmico, no curto e médio prazo, para garantir a disseminação de conhecimento e tentar suprir as necessidades imediatas e futuras de profissionais de TI para atender aos mais diversos setores da economia nacional. Hoje, mais do que nunca a tecnologia da informação integra as principais áreas de todas as organizações, trazendo inteligência para os negócios, padronização e aperfeiçoamento de processos, assim como maior produtividade e redução de custos. E o horizonte será ainda mais promissor com a adoção de outras iniciativas em todo o país, que permitam, em até 20 anos, exportar essa mão de obra qualificada com mais competitividade.
*Débora Palermo, gerente da Oracle University.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.