Dell sobe e Sun cai no ranking mundial servidores, aponta Gartner

0

A Dell registrou um dos maiores ganhos de receita, em escala mundial, no mercado de servidores no segundo trimestre, fazendo com que a Sun Microsystems descesse de vez para o terceiro lugar, segundo levantamento divulgado pelo Gartner na semana passada. De acordo com o instituto de pesquisas, a IBM manteve a primeira posição, mas obteve um crescimento mais lento do que a Dell, enquanto HP ficou em segundo lugar com quase nenhum crescimento.

A receita com servidor da Dell subiu 15% em relação ao segundo trimestre do ano passado, ante a um crescimento de 11,5% da IBM e de 3% da HP. Já a receita da Sun diminuiu quase 7%, enquanto a da Fujitsu/Fujitsu Siemens permaneceu inalterada.

O crescimento da Dell no período ocorreu devido principalmente às substituições de servidores x86, que foram as grandes impulsionadoras do mercado como um todo, de acordo com o Gartner. As vendas também foram alavancadas pela construção de data centers de empresas e pelo crescimento nos chamados mercados emergentes.

A receita global com servidores cresceu quase 6% no segundo trimestre, para US$ 13,8 bilhões, o que o Gartner classificou como um sólido desempenho, considerando a desaceleração econômica nos Estados Unidos e em outros países. O ranking, porém, se altera bastante se medido em termos de unidades embarcadas. Usando essa métrica, a HP ficou com cerca de 30% do mercado, ligeiramente abaixo do registrado no ano passado. A Dell, em segundo, ficou com 22%, e a IBM, em terceiro, com 13%.

Os servidores Unix da IBM venderam um volume relativamente pequeno, mas a preços mais elevados do que sistemas x86, o que explica por que ela ficou em primeiro lugar em receita, mas na terceira posição em unidades embarcadas. A Sun e a Fujitsu assumiram o quarto e quinto lugares, respectivamente, com 2% e 3% de servidores embarcados. As unidades embarcadas de servidores baseados nos processadores Itanium da Intel caíram 8%, apesar de a receita para esses produtos ter subido 9%, o percentual mais elevado de vendas de servidores, segundo o Gartner.

Globalmente, os fabricantes venderam 2,3 milhões de servidores no trimestre, um aumento de 12% na comparação com o mesmo período de 2006.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.