Projeto quer proibir exclusividade no credenciamento de bandeiras de cartão de crédito

0

Entre os 17 itens da pauta que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vota nesta terça-feira, 26, está o projeto de lei do Senado que proíbe cláusulas de exclusividade entre bandeiras e empresas adquirentes no mercado de cartões de crédito e débito. A matéria, de autoria do senador Adelmir Santana (DEM-DF), tem voto favorável do relator, senador Gerson Camata (PMDB-ES), e decisão terminativa na CAE.

Em seu relatório, Camata explica que as bandeiras Visa e Mastercard detêm 90% do mercado brasileiro de cartões de crédito. Essas administradoras de cartões têm contratos de exclusividade com as empresas adquirentes Visanet e Redecard, respectivamente. Apenas essas empresas podem credenciar os estabelecimentos comerciais. "Assim, se um estabelecimento comercial desejar aceitar cartões Visa, deverá, necessariamente, fazer um contrato com a Visanet", explica Camata.

O relator acrescenta que essa prática não ocorre em outros países e cita o exemplo dos Estados Unidos, onde as várias empresas adquirentes estimulam a concorrência. "No Brasil, a pouca concorrência na atividade de credenciamento certamente contribui para explicar por que pequenos e médios estabelecimentos chegam a pagar, a título de taxa de desconto, até 5% para os adquirentes, cerca de duas vezes mais do que pagam seus colegas norte-americanos e europeus", afirma o parlamentar em seu relatório.

Na justificativa da proposta, Adelmir Santana lembra que na Itália e na Holanda, onde houve a quebra do monopólio de adquirentes, "observou-se uma redução significativa na tarifa cobrada dos estabelecimentos comerciais". Segundo ele, o que se quer é permitir que uma única empresa adquirente faça o credenciamento para diversas bandeiras, o que diminui o custo da indústria e permite taxas de desconto menores. Com um único contrato, um estabelecimento comercial poderá se filiar a quantas bandeiras quiser.

Camata apresentou emenda permitindo cláusulas de exclusividade para bandeiras pequenas, com participação no mercado inferior a 10%. Ele entende que um contrato de exclusividade com uma empresa adquirente com penetração nacional pode ajudar a consolidar uma nova bandeira no mercado, sendo, nesse caso, benéfica à concorrência.

Outro projeto de Adelmir Santana relatado por Gerson Camata é o PLS 678/07, que inclui entre as instituições financeiras as empresas participantes da indústria de cartões de crédito e débito. O principal objetivo apontado por Santana em sua justificativa é que essas empresas obedeçam às mesmas regras das demais instituições financeiras e sejam submetidas ao mesmo órgão regulador, o Banco Central. O autor considera que a fiscalização do BC também contribuirá para acabar com o que chamou de "monopólio na atividade de credenciamento". Essa matéria não está em decisão terminativa.

Ainda na pauta da CAE, entre outros, está o projeto de lei de autoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES) e com voto favorável do relator, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que dá à Anatel competência para arrecadar e aplicar sanções administrativas no âmbito do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.