Mesmo com saída de Jobs, Apple se manterá inovadora, diz analista

0

A saída de Steve Jobs do comando da Apple não deve trazer impactos negativos, do ponto de vista de negócios, para a companhia, que deve manter o ciclo de desenvolvimento de produtos inovadores ainda por um bom tempo. A avaliação é do analista do mercado de mobilidade da IDC Brasil, Bruno Freitas, para quem Jobs disseminou a cultura da inovação entre os principais executivos e os funcionários, o que garante à companhia a continuidade de sua filosifia de negócios. "A invação já está no DNA da empresa. A saída de Jobs faz parte desse processo de transição e a Apple deve continuar com a filosofia atual", diz.
Segundo o analista, a Apple também não perderá competitividade por conta da saída do executivo. Freitas lembra que, mesmo sob o comando de Jobs, a Apple sentiu a concorrência no mercado de mobilidade ficando cada vez mais acirrada, principalmente por parte dos produtos da Samsung. "A Samsung vem se tornando extremamente competitiva e pode se tornar ameaça real à Apple. Os players asiáticos, em geral, são muito ágeis. O tempo que os produtos lançados pela Apple se mantêm como inovadores no mercado vem diminuindo, fruto da rápida resposta dos concorrentes", observa.
O único problema apontado pelo analista da IDC em relação a saída de Jobs diz respeito ao impacto emocional, já que pode gerar certa "ansiedade" no mercado em relação aos novos lançamentos e próximos passos da empresa. "Um deslize, por exemplo, pode culminar em forte pressão psicológica sobre a empresa, remetendo imediatamente a saída executivo."
Um sinal disso, ainda que em menor dimensão, é que logo após Jobs anunciar a renúncia ao cargo na quarta-feira, 24, as ações da empresa tiveram uma queda de 7% no after market da bolsa eletrônica Nasdaq.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.