Regras sobre descarte de pilhas e baterias podem inviabilizar projeto

0

A estruturação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – criada pela Lei nº 12.305/10 – pode ter tornado inócuo projeto de lei do Senado (PLS 714/07) que trata do recolhimento e da destinação final de pilhas e baterias usadas. O próprio relator da matéria, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), ao final de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) sobre a matéria, realizada nesta quinta-feira, 25, se disse convencido da existência de normas mais avançadas na área. "Esse projeto de lei, quando foi proposto, pode até ter sido um avanço para a época", comentou.
Com a edição da Resolução nº 401/08 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a inovação representada pelo PLS 714/07 começou a perder o sentido. Quem chamou atenção para o fato foi a representante do órgão, Zilda Maria Faria Veloso. Ela disse considerar desnecessária a aprovação de um projeto de lei estabelecendo critérios – já em vigor – para a reciclagem de pilhas e baterias.
Esse entendimento também foi compartilhado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, e pelo assessor de Relações Institucionais do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindpeças), Delile Guerra de Macedo Junior. Embora estejam convencidos de que a regulação do descarte de pilhas e baterias usadas pela Lei nº 12.305/10 e pela Resolução nº 401/08 já é suficiente, Barbato e Macedo Junior reivindicaram reforço na fiscalização e no aparato legal para impedir a entrada de produto importado de má qualidade no país.
Barbato aproveitou a audiência para fazer um apelo pela conscientização do consumidor e alertou para os riscos à saúde e ao meio ambiente associados ao uso de pilhas e baterias "piratas" Fabricados em países asiáticos, tais produtos apresentam um nível de mercúrio muito superior ao similar brasileiro e não seguem as especificações técnicas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), denunciou Barbato. "As pilhas piratas representam cerca de 40% do mercado brasileiro, costumam adotar o mesmo nome ou apresentação semelhante a produtos já reconhecidos pelo mercado, não pagam impostos e duram dez vezes menos", informou.
O setor de eletroeletrônicos iniciou o programa de recebimento e reciclagem de pilhas e baterias usadas em 2010. De lá para cá, já conseguiu instalar quase 2 mil pontos de coleta pelo país e fechou o ano com o recolhimento de 8,3 milhões de pilhas e reciclagem de quase 800 mil unidades. A participação do comércio nesse esforço, entretanto, ainda não é tão expressiva. De acordo com o vice-presidente de Relações Políticas e Institucionais da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan, apenas duas mil das 88 mil lojas do ramo existentes no país têm coletores para pilhas e baterias usadas. Mas avançar na reciclagem desses produtos depende, na sua avaliação, de uma maior conscientização do consumidor. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.