China anuncia sistema operacional próprio para substituir softwares da Microsoft, Google e Apple

0

A China planeja lançar seu próprio sistema operacional em outubro, como forma de acabar com a dependência dos usuários do país de sistemas operacionais estrangeiros, como o Windows, da Microsoft, Chrome OS, do Google, e Mac OS, da Apple, de acordo com notícia da agência estatal Xinhua, publicada neste domingo, 24.

A agência de notícias citou como fonte uma reportagem do jornal de negócios People's Post and Telecommunications News, ligado ao Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação (MIIT) da China. O MIIT é responsável, entre outras coisas, pela regulamentação e desenvolvimento da indústria de software chinesa.

As tecnologias de computadores se tornaram uma área de tensão entre a China e os Estados Unidos depois que vieram à tona as denúncias, no ano passado, do ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), Edward Snowden, sobre a existência de um programa de espionagem em massa das comunicações de governo em nível internacional.

O sistema operacional será disponibilizado inicialmente para PCs desktops e depois será estendido para smartphones e outros dispositivos móveis, segundo o jornal chinês, citando Ni Guangnan, da Academia Chinesa de Engenharia, o qual lidera a aliança de desenvolvimento do sistema operacional oficial. "Esperamos que o lançamento de um sistema operacional de desktop de fabricação chinesa ocorra em outubro", disse Guangnan. "Já existem alguns sistemas operacionais chineses, mas há uma grande diferença entre a tecnologia da China e de países desenvolvidos", acrescentou.

Ele disse esperar que o software desenvolvido internamente possa substituir os sistemas operacionais de desktops estrangeiros dentro de um a dois anos e os sistemas operacionais de dispositivos móveis, dentro de três a cinco anos.

Em maio, a China proibiu o uso por órgãos do governo do Windows 8, novo sistema operacional da Microsoft, o que representou um duro golpe para os negócios da empresa, o que também fez crescer o temor de que o país esteja se movendo para proteger as empresas nacionais. A Microsoft também está sob investigação na China por violações da lei antitruste.

No ano passado, a China disse que o Google tinha muito controle sobre a indústria de smartphones do país, através do seu sistema operacional Android e havia discriminado algumas empresas locais.

As medidas do governo chinês contra empresas norte-americanas ganharam intensidade depois que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou cinco oficiais do Exército chinês, em maio passado, acusando-os de espionagem industrial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.